Saladas: com molhos que levam mel, tarê ou shoyu o sabor ganha realce
Saladas: com molhos que levam mel, tarê ou shoyu o sabor ganha realce | Foto: Pixabay

Você é daqueles que só comem salada se forem obrigados ou dos que, se fosse possível, iria num rodízio de saladas? Aliás, está aí uma excelente ideia num mundo cada vez mais saudável e vegano, não? Nunca vi e não sei se já existe um local onde o cardápio tenha apenas saladas! Você frequentaria? Eu, particularmente, adoro saladas! Mas, não é dos meus melhores hábitos alimentares, infelizmente. No cotidiano, prefiro sempre folhas verdades, de modo especial a rúcula, misturada com a alface. Mas, não ligo nem um pouco se tiver, junto, couve, almeirão e outras folhas. Sem crise!

No Multi Chef, já gravamos duas saladas diferentonas, que fogem do comum. Uma delas, talvez a primeira, lá no começo do programa, em 2019, foi a salada marroquina, ensinada pelo arquiteto Caco Piacenti, do Caco Restaurantes. Deliciosa! Gourmet! Outra, mais recente, no fim de 2020, uma deliciosa salada refrescante ensinada por Helenida Tauil, que misturou diversos ingredientes e temperos, criando uma explosão de sabores diferentes! Acho até que existem infinitas possibilidades de criação pelo simples fato de se poder realizar misturas das mais diversas!

Embora o termo se refira ao significado latino salgado, por conta do principal ingrediente de tempero, que é o sal, hoje em dia já existem invenções agridoces e até a salada de fruta, que não é nada salgada. Azeites, vinagres, mel, molhos à base de mostarda, shoyu, tarê e tantos outros tipos que podem ser misturados em folhas, frutas, legumes, verduras, grãos e ingredientes dos mais diversos e variados. Maioneses também se classificam assim. E até mesmo peixes, como o atum, podem ser utilizados na composição desses pratos.

Nos últimos anos, o Brasil, conhecido como o país do arroz e feijão, aumentou de 16% para 21,4% o consumo de saladas, conforme a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seja como entrada ou prato principal, a salada, de fato, tem conquistado mais espaço à mesa. Aliás, esse é um costume que sofre mudanças com o tempo. Aqui, por exemplo, estamos acostumados a degusta-la antes das refeições principais. Antes, por exemplo, do arroz com o feijão, do macarrão, da lasanha. Entretanto, em outros países, como a Itália, a salada é uma etapa importante das refeições, mas, consumida após todos os principais. A explicação é de que ela impa o paladar.

Qual receita de salada você gostaria de ver no Multi Chef? Quer vir cozinhar com a gente ou sabe de alguma empresa a fim de patrocinar o programa? Entre em contato, mande uma mensagem. E, com certeza, gravaremos a receita!