Quem tem boca vai a Roma. E quem vai a Roma, precisa degustar um bom gelato italiano. A adaptação do ditado popular (originalmente é vaia Roma em vez de vai a Roma) é para mostrar que, quem visitar o país, não pode vir embora sem tomar alguns sorvetes típicos de lá. O melhor deles está numa tradicional sorveteria em frente à Fontana di Trevi, famosa e turística fonte construída em 1730 em estilo barroco e neoclássico. Dizem que, para voltar à Cidade Eterna, é preciso jogar uma moedinha na fonte. E eu digo que, para ter a experiência completa de Roma, é preciso tomar o gelato ali em frente.

Como em toda a gastronomia, o italiano faz questão de dizer que isso é isso e não é aquilo. O gelato, por exemplo, não é sorvete. Por uma razão muito simples: a fórmula é diferente. Enquanto o sorvete é preparado com açúcar, leite, aromatizantes, conservantes, ovo em pó e 10% de gordura, às vezes hidrogenada, além de 50% de ar. Já o gelato é feito com leite tipo A e açúcar, menos de 10% de gordura e 25% de ar. Isso faz com que ele seja mantido e servido numa temperatura mais alta, sem estar congelado. Não há dúvidas de que o sabor e a experiência são diferentes.

Entre os sabores mais comuns estão cioccolato fondente (chocolate amargo), nocciola (avelã), limone (limão), fragola (morango), crema (creme), stracciatella (com pedaços de chocolate) e pistacchio (pistache). Mesmo assim, não se pode negar que um bom sorvete refresca e é delicioso! Seja de qualquer tipo: massa, artesanal, premium, sorbets, picolés, paletas mexicanas, sherbert, frozen e até de açaí. Confesso que não conheço nem experimentei de todos os tipos. Ao contrário, o mais comum é aquele de massa, vendido em potes. Prefiro os de chocolate, afinal, sou bem chocólatra. Mas, o de creme ou o de flocos também vão bem. Alguns são de sabores bem diferentes. As empresas têm apostado e investido em opções inusitadas e inéditas. Vale a pena experimentar.

Gosto também de colocar uma boa cobertura de chocolate, morango ou caramelo. Ainda mais no sorvete de limão siciliano que faço. Quando produzo o Lupocello Perfetto, o melhor licor de limão siciliano do mundo, sobram muitos limões, com os quais faço limonada, mousse, palha italiana e, claro sorvete! À receita, acrescento clara em neve e o resultado é uma massa bem cremosa e macia. Ideal para servir como sobremesa. Minha experiência mostra que não importa a quantidade que faço, nunca sobra.

Feito com leite tipo A e menos gordura, o gelato é mantido e servido numa temperatura mais alta, sem congelar
Feito com leite tipo A e menos gordura, o gelato é mantido e servido numa temperatura mais alta, sem congelar | Foto: Pixabay

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.