Qual o melhor espumante para uma festa de casamento? Esse era o tema do meu texto no blog Noivas Fair, dia desses. Afinal, momentos de celebração sempre pedem um bom brinde. Percebi, entretanto, que, na realidade, isso faz parte do nosso cotidiano muito mais do que a gente imagina. Primeiro porque devemos sempre celebrar: a vida, os amigos, a família, os bons momentos. E depois porque uma tacinha de espumante não faz mal a ninguém. O exemplo é a Rainha Elizabeth II, cujos memes dão conta de que ela é eterna e a quem se atribuiu sua longevidade ao consumo moderado de bebidas alcoólicas, entre elas vinho tinto, licor e espumante!

Mas, para nosso atento leitor, mudo a versão da pergunta feita aos noivos: afinal, qual o melhor espumante para cada ocasião? Não vou selecionar rótulos. Isso porque seria injusto deixar um ou outro de fora. Melhor analisar o perfil de cada um. Vamos lá?

Espumantes: seu sinônimo é celebração
Espumantes: seu sinônimo é celebração | Foto: Pixabay

Moscatel: essa variedade de uvas é bastante adocicada, com níveis superiores a 60g de açúcar por litro. Normalmente harmonizados com sobremesas, espumantes moscatel também são ideais para agradar os paladares mais doces.

Demi-sec: com média entre 20g e 60g de açúcar por litro, os espumantes demi-sec agradam a paladares não tão exigentes. Ou seja, quem adora os mais docinhos aceita bem esses e, também, quem prefere os mais fortes não se incomoda tanto com a graduação do açúcar.

Brut: esse é o tipo de espumante que marca bem o paladar. Os que estão mais acostumados com o docinho vão acha-lo muito forte. Ao contrário, quem conhece e entende bem de vinhos sabe que são deliciosos. A graduação de açúcar pode girar em torno de 8g a 15g, apenas para dar um equilíbrio natural.

Prosecco: natural do Nordeste da Itália, o prosecco abarca a região de Treviso, do Vêneto e de Friuli Venezia Giulia. Deve ser feito, obrigatoriamente, com 85% da uva glera em sua composição. E é feito pelo método charmat, que significa na segunda fermentação feita em tanques com contato com as borras.

Cava: o cava é produzido na Espanha, sendo possível de diferentes métodos, tradicional ou champenoise. As uvas utilizadas na sua produção são diferentes variedades de brancas, entre elas brancas macabeo, xarel.lo, parellada, malvasía, chardonnay, além das tintas garnacha, monastrell, pinot noir e trepat.

Espumantes: seu sinônimo é celebração
Espumantes: seu sinônimo é celebração | Foto: Pixabay

Champagne: dos mais famosos, sem dúvida, o champagne está no topo. E, por isso, é a bebida sinônimo do brinde. Para que seja verdadeiro, deve ser produzido na região francesa homônima. É um vinho fino, com produções complexas, envolvendo diversas etapas. Tenho certeza de que ninguém negará uma deliciosa taça de champagne!