A pandemia do coronavírus impactou profundamente o setor de bares e restaurantes de Londrina. Nesse período, desde março de 2021, alguns fecharam as portas, infelizmente, enquanto outros surgiram e conquistaram o público. Tenho plena e absoluta certeza de que não foi fácil para o setor, para os donos de estabelecimentos, para os empresários e empreendedores. Por isso, passada essa fase, torna-se mais que urgente a criação de um roteiro gastronômico na cidade a fim de orientar o público e os turistas sobre onde ir e o que degustar.

Quando alguém de fora da cidade vem a Londrina e me pergunta sobre que lugares frequentar, a resposta está sempre na ponta da língua, dependendo do tipo de gastronomia que a pessoa quer: o bolinho de carne do Utopia, o pastel da Sergipe, o suco da rodoviária, o lanche do Arnaldo’s, a costela da Gelobel, as delícias do Strassberg, entre outras. Mas, a Londrina gastronômica é muito mais do que essas iguarias já tradicionais. Aliás, a Londrina gastronômica é recheada de cafeterias gourmets, uma mais deliciosa que a outra, incrementada com grãos e extrações diferenciadas.

Além disso, a Londrina gastronômica é repleta de hamburguerias, muitas das quais nasceram na ou pós-pandemia. Vieram com lanches, sanduíches e hambúrgueres diferentes, bem-preparados e bem servidos. A gente não dá conta de experimentar tudo, sempre tem uma novidade para ser conhecida. Ao mesmo tempo, os guerreiros bares londrinenses que sobreviveram a esse período complicado, tiveram que se reinventar. Alguns investiram em pratos e porções já conhecidos pelo público enquanto outros criaram delícias novas. Recentemente, o concurso Comida di Buteco mostrou essa força que vem do bar.

Entretanto, faz-se mais que necessário a criação de um roteiro de bares, restaurantes e afins. Encabeçado pelo Visite Londrina Convention Bureau e outras entidades como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Governança do Turismo, o projeto é importante para ajudar a potencializar a divulgação dos estabelecimentos. Ainda deve-se discutir o formato, a distribuição e como será financiado, mas, sabe-se que os bares e restaurantes devem estar nas mídias off e online. O que não pode é ficar de fora, afinal, tem muita gente que vem visitar a cidade e pergunta sobre essas indicações. E Londrina é uma grande vitrine gastronômica que precisa ser divulgada e conhecida.