Uma carne de segunda, com um sabor marcante. Assim a gente pode definir e resumir um prato tipicamente italiano, mas, nem tão popular no Brasil. Ou porque as pessoas o consideram elegante e chique demais ou porque não gostam mesmo. Eu, particularmente, adoro o ossobuco, independentemente com qual acompanhamento. Mas, de fato, é verdade que, para apreciá-lo, é preciso saber fazê-lo muito bem. O cozimento da carne é fundamental e é um processo mais demorado mesmo.

Imagem ilustrativa da imagem Ossobuco: uma iguaria diferente, mas, deliciosa!
| Foto: Fábio Luporini/ Divulgação

Conhecido na Itália como chambaril, o ossobuco é típico da região da Lombardia, principalmente, de Milão. A cidade é considerada a capital mundial da moda e destino turístico de milhares de pessoas. Então, além das pessoas se vestirem bem, elas comem bem também. Talvez por isso associar o ossobuco a um gosto mais refinado. O nome do prato vem do nome da parte do boi ou do bezerro de onde a carne é retirada, localizada um pouco acima da canela e abaixo do joelho. O corte é nominado dessa maneira porque é cortado em rodelas junto com os ossos, um osso redondo com tutano que fica bem no meio da carne.

Aliás, esse osso é o culpado pelo sabor marcante e característico, daí a necessidade de cozinhá-lo bem. Mas, bem preparado, fica delicioso. Eu me recordo da querida amiga Luana Soares, que, certa vez, cozinhou essa iguaria de tal maneira que eu tive de repetir. Para acompanhar, um risoto não me lembro do que. E bons vinhos, obviamente. Essa receita ficou na minha memória gastronômica afetiva. E, outro dia, em Presidente Prudente, tive de pedir esse prato no restaurante italiano onde fui almoçar, o MaCarone’s Trattoria. Afinal, não é tão comum encontrá-lo nos cardápios por aí. Bons vinhos e boas companhias harmonizarem super bem com o prato.

No Brasil, entretanto, é bastante usual as pessoas cozinharem o ossobuco ao lado de uma boa polenta. E foi essa a receita que a sommelier Stella Mariano ensinou no programa Multi Chef, no canal da Multi TV no Youtube. Na entrevista, Stella ensina a preparar o corte na panela de pressão, uma das melhores maneiras para deixar a carne macia e extremamente saborosa, já que você pode incluir diversos ingredientes como temperos e legumes. Assim, o gosto marcante e característico fica ameno e saboroso.

Que tal preparar um bom ossobuco? É diferente e o cozinheiro precisa estar inspirado, eu sei. Mas, talvez seja uma excelente opção, até para dias mais frios como esses pelos quais nós passamos nos últimos dias.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link