O Natal está às voltas novamente. E, como todo ano, além de se renovarem as esperanças de um mundo melhor, renovam-se as preparações de pratos que já são tradição nessa época do ano. Vai ter salpicão com uva passas? Tomara que sim! E, quem sabe, uma leitoa à pururuca? Talvez... e o pavê de amendoim do famoso tio do WhatsApp? O doce é bem vindo, mas, as piadinhas do tio nem sempre! De qualquer forma, é tempo de reunir a família. Eu sempre digo que, pelo menos no Natal, a gente devia reunir os familiares! Mesmo que as comidas se repitam, é sempre uma boa oportunidade para confraternizar e estreitar os laços entre a família.

As uvas passas são ingredientes apreaciados desde a Antiguidade
As uvas passas são ingredientes apreaciados desde a Antiguidade

Entretanto, certas coisas não podem ser mudadas: a uva-passas é uma delas. Para mim, tem que ir no salpicão e até no arroz, se for possível. É uma delícia e dá um sabor agridoce bem gostoso! Por que será que essa fruta tão gostosa sofre tanta rejeição nas pesquisas boca a boca? Por que ela é tão preterida, tão polêmica? Fui pesquisar e descobri que apenas o paladar contemporâneo rejeita tanto a uva-passa. Na Antiguidade, quando as uvas murchavam nas videiras, elas eram colocadas em pratos salgados. Isso era muito comum no Egito, por exemplo. Eram até consideradas presentes dos deuses, por serem docinhas, o que representava fartura e prosperidade.

O que será que aconteceu que o jogo virou? Da mesma maneira, colocar maçã no salpicão. Essa combinação brasileira é uma adaptação de pratos semelhantes encontrados no México e na França. Aqui no Brasil, começou a conquistar os paladares em meados da década de 1950. E já foi muito protagonista em almoços e jantares de casamentos chiques. Basicamente, entre os ingredientes, estão maionese, cenoura, batata, pimentão, frango, salsão, pimenta, além da maçã e da uva-passa. No caso da maçã, para mim, dá uma refrescância deliciosa, deixando o prato bem leve e com a cara do verão. Afinal, normalmente o salpicão é tradição no Natal, época de muito calor.

E, que tal, preparar ainda o pavê de amendoim? Aliás, a gente já aprendeu no Multi Chef uma super receita de pavê de paçoquinha, ensinada pelo jornalista Pedro Marconi. Excelente dica e opção não apenas para o Natal, mas, para uma sobremesa gostosa e fácil de preparar. Aparte qualquer opinião controversa sobre a maçã no salpicão, sobre a uva-passa e sobre o pavê, o importante é que nuca faltem os ingredientes do amor, da compreensão, do perdão, da esperança e de tantas outras coisas boas de que precisamos! Que você e sua família tenham um Feliz Natal!

Confira os programas do Multi Chef acessando o QRCode
Confira os programas do Multi Chef acessando o QRCode | Foto: Folha Arte

* A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.