Quem foi que inventou a borda recheada na pizza? Essa pessoa merece toda a gratidão do mundo! Afinal, a técnica potencializa o sabor da pizza e, na real, torna a borda mais aproveitável, já que tantas pessoas, assim como eu, nem sempre comem a borda simples da pizza, sendo ela pura massa (de vez em quando, com um azeitinho). No último fim de semana, degustei algo inusitado e inédito para mim: borda recheada com doce de leite. Que sensação gostosa e que vontade de comer de novo!

Em mais de uma fonte de pesquisa, as indicações todas apontam para Rubens Augusto Júnior como criador dessa iguaria que conhecemos como borda recheada. Ele é o fundador e proprietário da rede de franquias Patroni Pizza, segundo as pesquisas, uma das maiores – senão a maior – redes de pizzas do Brasil. Mas, é possível encontrar a borda recheada espalhada por todas as pizzarias do país. Não sei nem se essa “invenção” é patenteável, de qualquer maneira, foi uma das mais deliciosas criações gastronômicas dos últimos anos. E isso é indiscutível.

Eu já havia experimentado bordas recheadas com queijos dos mais diversos: requeijão, catupiry, cheddar e, até mesmo, gorgonzola. Todos me deixam em dúvida na hora de escolher o sabor. Também já vi recheios de diversas maneiras e formatos, não apenas naquele tradicional que conhecemos. Há pizzarias que preparam, além da borda simples, bordas em formato de gravata borboleta, de corda, de estrela e de vulcão, em que a massa abraça o recheio. De todos os jeitos, fica bom.

Mas, recheio doce, foi a primeira vez que vi e experimentei. Também fiquei em dúvidas, obviamente, entre o chocolate preto, o chocolate branco e o doce de leite. Estava com minha tia Mara Binhame na pizzaria Abaré, em Curitiba, quando tivemos que tomar essa difícil decisão. Talvez, uma das melhores que já tomamos na vida: escolher a borda recheada com doce de leite. Até porque, a própria borda acaba se tornando uma sobremesa. A atendente garantiu que o recheio não vaza para o restante da pizza. E, de fato, não vaza.

Então, depois de degustar um pedaço de pepperoni e duas de frango desfiado com cheddar, acompanhados de um vinho italiano comprado no supermercado Festval (por que Londrina ainda não tem uma loja dessa rede?), foi a vez da sobremesa: as bordas recheadas com doce de leite, bem cremoso. Resultado? Fim da noite de domingo encerrado com sucesso.