Irresistivelmente doce e cremoso, o licor Amarula é controverso. Ao mesmo tempo em que é muito bom, também é adocicado demais para paladares acostumados com bebidas mais amargas. Uma coisa é certa e ninguém pode negar: é um dos licores gourmets e premium mais conhecidos e famosos em todo o mundo. Até mesmo os elefantes africanos ficam endoidecidos com a fruta marula, que dá origem ao licor, chegando a chacoalhar a árvore, alta e frondosa, para os frutos caírem no chão. Por isso a brincadeira do título: obviamente os elefantes não tomam o licor. Para os seres humanos, está liberado!

LEIA MAIS

Sopa de missô não é janta, é entrada para o prato principal

Africano, o licor Amarula é quase homônimo à sua matéria-prima, a fruta marula, originária da árvore Scelerocarya birrea, abundante na África Subsaariana. Criado em 1989, é um dos mais difundidos em todo o mundo, ideal para bebê-lo sozinho, à temperatura ambiente ou geladinho, além de ser a base de diferentes coquetéis e drinques. Um dos mais apetitosos é tomar café com o licor. Além de gostoso, é fácil de fazer: coloque três quartos de café numa xícara do tamanho que você quiser. Depois, acrescente uma ou duas doses de Amarula, dependendo do tanto do gosto do licor que você quer. Para incrementar, acrescente chantili com açúcar mascavo e canela em pó.

E milkshake, gosta? Dá para fazer com Amarula também! A receita leva três ou quatro bolas de sorvete com uma xícara de leite. Com uma ou duas doses do licor, bata tudo no liquidificador e está pronto! Basta despejar num copo ou taça. Se quiser, dá para enfeitar com cobertura de chocolate ou com chantili. Não se esqueça que o licor já é doce. Isso significa que dá para preparar um drinque menos concentrado, em que o doce não sobressaia muito. Em uma coqueteleira, coloque gelo triturado, uma dose de água de coco e outra de Amarula: chacoalhe e misture tudo. Está pronto: coloque numa tacinha de martini e um limão cortado para enfeitar.

Para tomar misturado ao café ou em receitas mais elaboradas, o licor de Amarula dá um toque de sofisticação e cremosidade às outras bebidas
Para tomar misturado ao café ou em receitas mais elaboradas, o licor de Amarula dá um toque de sofisticação e cremosidade às outras bebidas | Foto: Divulgação

A criatividade é grande. Tanto que já foram lançadas muitas outras versões do licor. Uma delas, o Amarula Raspberry, de 2019, ganhou medalha de ouro no World Liqueur Masters em 2020. Apesar de ter notas de framboesa e toque cítrico, uma característica não muda: a cremosidade aveludada. É essa a principal característica da família de licores de marula. Assim como a variedade de drinques, também há diferentes preços: você pode encontrar garrafas do licor entre R$ 55 e mais de R$ 500. Tudo depende do local onde você compra, do tipo do licor e da marca, afinal, existem genéricos da Amarula.

Eu, particularmente, continuo preferindo meu licor de limão siciliano, bem italiano mesmo! Mas, nada que vez ou outra a gente não possa degustar um licor de marula, não é mesmo?