Um ano e meio depois da chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, os restaurantes, bares e lanchonetes ganharam um fôlego maior com a ampliação do horário de funcionamento. Os que conseguiram sobreviver, obviamente. Porque muitos, infelizmente, não tinham ar suficiente para manter a respiração por muito tempo. E o Dia dos Pais, na semana passada, deu uma mostra de que as pessoas estão ávidas para frequentarem seus lugares preferidos, com saudades dos pratos, do ambiente, do passeio. Tudo, entretanto, deve ser feito com segurança à saúde.

Muitos restaurantes incluíram novos pratos e inventaram novas receitas
Muitos restaurantes incluíram novos pratos e inventaram novas receitas | Foto: Pixabay

Se, no início da pandemia, os restaurantes eram os “violões” da transmissão do vírus entre pessoas sem máscara, de acordo com cientistas de Stanford, o tempo fez com que os estabelecimentos se adaptassem. Hoje, é comum ser obrigado a usar máscara enquanto não se estiver comendo, ter álcool em gel disponível e higienização das mesas a cada novo cliente. Então, ao que me parece, talvez seja muito melhor que as pessoas frequentem esse tipo de local em vez de comprar as coisas no mercado e se reunir sem qualquer regra de proteção em casa, nas chácaras ou nas festas “clandestinas”.

Afinal, o problema não é o lugar. Mas, sobretudo, o que se faz dentro dele. Então, o nível de transmissão do coronavírus se eleva com o desrespeito às regras sanitárias, inclusive dentro de casa. Além disso, com o avanço da vacinação em massa – ainda muito lentamente perto do que se poderia ter alcançado se as autoridades nacionais tivessem sido mais eficazes na compra de imunizantes –, será possível restabelecer a rotina de horários e atendimento. E eu, particularmente, estou muito ansioso para voltar a frequentar alguns dos meus lugares preferidos nessa cidade.

Mais que isso: conhecer algumas das novidades no cardápio, já que muitos tiveram de se adaptar, incluíram novos pratos, inventaram novas receitas e utilizaram novos ingredientes. Uma excelente notícia é que muitos novos estabelecimentos e jeitos de se trabalhar surgiram por conta do período de restrições. E torço para que se mantenham firmes! Londrina é uma cidade que oferece o que há de melhor da baixa à alta gastronomia; da comida simples do dia a dia aos requintados pratos dos chefs; das porções às sobremesas.

E o Multi Chef, claro, quer ser o canal que conta todas essas novidades a um público completo, em diversas plataformas: impressa, online, em texto e em vídeo. Porque a vida não é apenas cozinhar em casa. Faz parte da essência do ser humano socializar através do alimento, nos mais tantos restaurantes de uma cidade!

Imagem ilustrativa da imagem Novos cardápios, novos pratos, novos tempos...