Imagem ilustrativa da imagem Kiwi: versátil, nutritivo e saboroso!
| Foto: iStock

Quando você pede um açaí incrementado com leite em pó, creme de avelã e mais um monte de gostosura que se tem possibilidade, pode ser que o kiwi que você inclui tenha DNA paranaense. Ou, então, quando a gente simplesmente corta a fruta para comê-la “in natura” ou, ainda, quando misturei com as folhas verdes e incrementei a salada, aqui em casa. Em todas essas vezes, há grandes chances da fruta ter vindo de algum canto desse Paranazão. É o que mostra um boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, divulgado recentemente.

Dados dos Ceasas paranaenses apontam que, no ano passado, das 901,4 toneladas de kiwi comercializadas nesses locais, 17% vieram do Paraná. A presença da fruta italiana ainda é preponderante: 23,6%, contra 16% da argentina. Em termos de Brasil, o Paraná é responsável por 49,6% do Valor Bruto de Produção (VBP), seguido por Rio Grande do Sul (33,6%) e Santa Catarina (16,2%). Que bom, porque o kiwi é uma fruta saborosa, nutritiva e rica em vitaminas e minerais. E é um bom hábito consumi-la.

Ouso dizer que o kiwi é uma espécie de coringa na cozinha. Além de complementar o açaí ou de acompanhar bem uma salada de folhas verdes, por exemplo, a fruta vai muito bem sozinha, em sucos, vitaminas e outras composições. No Multi Chef da Multi TV, por exemplo, já aprendemos a preparar uma deliciosa torta de kiwi vegana e sem glúten. Viu só? Ele nem precisa de glúten! Quem ensinou foi a dançarina Stephanie Conselvan.

É menos incomum e eu, na realidade, nunca vi, mas, dizem que comer o kiwi com a casca faz super bem pela fonte de vitamina C. Além disso, ninguém pode negar que uma caipirinha de kiwi é deliciosa, seja com vodka ou saquê. Essa é a versatilidade da fruta, que tem ainda muito potencial de crescimento de consumo. Bolo, geleia, doce e até licor também podem ser feitos. Ah, acho que vou tomar cuidado para não aprender a fazer licor porque, senão, eu já saio fazendo licores por aí!

Que tal um mousse? Deve ficar bom também. Ou, então, servir água aromatizada ou saborizada, misturado com outras frutas, até mesmo com o limão. Tenho visto muito isso quando vou conduzir as cerimônias de casamento e os buffets servem aos convidados antes de iniciar o roteiro. Até calda de kiwi ou geladinho dá para fazer! Quando se trata da fruta, vale tudo. E o importante é experimentar! Então, vai de que receita de kiwi hoje?

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1