Panqueca: ainda mais saborosa com massa de espinafre
Panqueca: ainda mais saborosa com massa de espinafre | Foto: Fábio Luporini/ Divulgação

Ter uma horta própria em casa, com algumas plantinhas para consumo, faz toda a diferença na hora de cozinhar. Aliás, faz você se aventurar na cozinha de um jeito que, antes, sem tê-la, não faria. E é coisa simples viu: basta alguns vasinhos com temperos. As hortaliças dão um pouco mais de trabalho, no sentido do cuidado que se deve ter com elas, ao mesmo tempo em que demoram um pouco mais para dar retorno. Ao contrário dos temperinhos, que crescem por ali e podem ser utilizados com maior frequência.

Dia desses minha mãe se aventurou a preparar uma massa de panqueca com espinafre. Da horta, claro. Espinafre fresquinho. Porque descobri que tem espinafre em pó, geralmente utilizado, embora dê um sabor mais amargo. O espinafre é uma planta com grande variedade de culturas, associada à força graças ao icônico e eterno Popeye, personagem criado por Elzie Crisler Segar em 1929. E que pode ser feito de diferentes formas, como refogado, por exemplo. Mas, no caso, foi misturado no preparo da massa.

Hum... a panqueca ficou deliciosa! O recheio levou uma boa carne moída com azeitonas acompanhado do molho de tomate fresco, também feito por dona Tânia. Dá para fazer um molho branco também. Aliás, acho que também combina super bem um bom molho de gorgonzola (daqueles que aprendi a fazer com o Tiago Fuganti, no Multi Chef – a entrevista e a receita estão no ar no Youtube da Multi TV). Já estou pensando aqui e está me dando água na boca! O legal da receita é que a massa não fica fortemente caracterizada pelo sabor do espinafre. Ao contrário, quase não se percebe seu sabor. Sua coloração é que fica mais evidente.

Para acompanhar, um excelente vinho El Enemigo típico de Mendoza, na Argentina, da uva malbec. Uma harmonização inusitada, mas que caiu muito bem. Já que o malbec argentino pede sabores mais fortes, como carnes vermelhas, diferentemente da panqueca, que estava bastante suave. De qualquer forma, a panqueca com massa de espinafre e molho artesanal de minha mãe pedia um vinho especial. Dona Tânia disse que isso era desculpa e que eu não precisava de motivo para abrir um vinho. É verdade, também. Não deixa de ser real.

Só para registrar: outro dia também fiz o meu delicioso molho pesto, com manjericão da horta! Aprendi com o chef Marcelo Camargo, do Restaurante Brasiliano (o programa com ele também está no ar). E não substitui o do chef Alessandro Saba, do Restaurante Vittorio Emanuele II. Mas, estou ficando bom no preparo! Se não der certo escrevendo, vou pensar em vender molho pesto! Até semana que vem!