O Brasil importou dos Estados Unidos diversos costumes e hábitos que fazem parte da nossa rotina até hoje, desde os famosos fast-foods até mesmo o uso de calças jeans. À parte expressões da língua e filmes e séries, também trouxemos de lá o Halloween e a Black Friday. Mas, por que não copiarmos também o Dia de Ação de Graças? Mais especificamente, a fartura da gastronomia deste feriado nacional norte-americano? Basicamente, o Dia de Ação de Graças, celebrado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro, é um dia de agradecer pelas coisas boas que aconteceram no ano anterior.

Peru assado: o prato insubstituível do Dia de Ação de Graças nos EUA
Peru assado: o prato insubstituível do Dia de Ação de Graças nos EUA | Foto: Pixabay

A data sempre esteve ligada à gastronomia. Desde que os imigrantes ingleses chegaram à região de Plymouth, nos EUA, em 1621, fundaram uma vila onde plantavam e colhiam. Então, criaram uma festa para agradecer as boas colheitas. Em 1863, a data virou feriado nacional e, desde então, virou sinônimo de comilança e bebedeira. À mesa, pratos típicos que a gente continua a ver em cenas de filmes e séries que insistem em reproduzir esse hábito: purê de batatas, torta de maçã, abóbora, molho de carne, cookies e, claro, o protagonista da noite, o peru (ou frango) assado com recheio e complementos dos mais diversos.

Passar o Dia de Ação de Graças sem ter um peru assado é o mesmo que, para nós, brasileiros, ir almoçar domingo na avó e não ter uma macarronada ou um frango assado ou, então, celebrar o Natal sem tender, chester ou peru. Sem ter a famosa piada do tio do pavê – é pavê ou pácumê? – em algumas reuniões familiares e não ter uva passas no salpicão (essa é polêmica, né?). Mais ainda: é não ter um brigadeiro no fim de uma noite com os amigos... Ou seja, é um costume tão enraizado que já faz parte da vida social e, se não tiver, faz falta.

O que é importante aqui é ser possível perceber como a gastronomia está muito conectada às festividades e comemorações. Aliás, é parte importante de festas e celebrações. É quase sinônimo de alegria! Você já imaginou uma Festa Junina sem as comidas típicas? Pipoca, quentão, doces de abóbora, amendoim e milho, entre outros, não podem faltar nos festejos brasileiros. E, por isso, é que, em vez de importante apenas os dias de descontos no comércio, a gente deveria ter trazido também o costume de reunir a família e agradecer a Deus pelas coisas boas do ano anterior. Em volta de um bom peru ou frango assado, obviamente. E por que não de um bom vinho ou um bom chopp e cerveja, para quem gosta mais!

.
. | Foto: Folha Imagem

...

Os artigos não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina.