Já começaram os preparativos para as ceias de fim de ano? Já está na hora de pensar no cardápio? Bom, as gôndolas dos supermercados já têm panetones e outros itens natalinos desde algumas semanas atrás. Então, talvez, já seja tempo de decidir se a gente vai fazer o chester ou o tender, se vai ter salpicão com maçã e uva passa e se vai ter pavê de sobremesa! Afinal, tem algumas tradições que não somente valem a pena serem mantidas, como, também, são aguardadas e esperadas pelas famílias!

Imagem ilustrativa da imagem Como estão os preparativos para o Natal?
| Foto: Pixabay

Ao gravar o Multi Chef, no início dessa semana que passou, aprendi uma nova tática para incrementar o tender. Quem ensinou foi a Paula Silveira, da Rapa no Tacho, que faz geleias de diversos sabores, além de doce de leite e antepasto de berinjela. Ela ensinou o passo a passo de uma receita super simples de geleia de pimenta, que fica bem agridoce e pode ser incluída na finalização de um tender assado. A receita completa vai ao ar semana que vem! Mas, já adiantou: dá pra sentir bem a ardência.

Aliás, a geleia vai super bem com outros tipos de carnes também, o que pode ser opção para as festividades de fim de ano. Que tal um bom churrasco? Apesar da variedade de alternativas, as tradições acabam prevalecendo. E também é de tradição que vive o Natal. Entretanto, o mais importante mesmo é servir, no cardápio, natalino, a amizade, o amor, o perdão, a fraternidade e a esperança, seja com os amigos, seja com a família. Esses são os verdadeiros e principais ingredientes do Natal. O resto é só acompanhamento.

Assim como os vinhos e espumantes que serão servidos e farão o brinde. Quando eu era criança, a gente ficava esperando a noite de Natal para dar uma bocadinha na taça de algum adulto em alguma bebida que a gente achava ruim demais, mas, que tinha as bolinhas. Hoje, escolho pessoalmente os espumantes, sejam eles cavas (espanhóis), proseccos (italianos), ou espumantes brasileiros, como os da Casa Perini, que já gravamos no Multi Chef noutra ocasião.

É tradição brindar a vida, celebrar mais um ano que se passa. O Natal é momento propício para reunir a família, lembrar dos amigos. Algo que se deve fazer durante o ano inteiro, sempre que possível. Afinal, a vida é muito curta para nós não a celebrarmos, não é verdade? E aí na sua casa, como será o Natal neste ano? Por aqui ainda estamos decidindo o que fazer. Não sabemos quem poderá estar junto, mas, temos uma certeza: não podemos deixar passar em branco a celebração de mais um Natal!

.
. | Foto: Folha Arte

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.