Carne de porco: aos poucos, a desinformação foi sendo vencida pelo sabor
Carne de porco: aos poucos, a desinformação foi sendo vencida pelo sabor | Foto: Pixabay

Não é todo mundo que gosta de carne de porco. Talvez pelo gosto, talvez pelo mito de que faz mal. O fato é que essa deliciosa iguaria, com inúmeras possibilidades gastronômicas, ainda causa repulsa em muitas pessoas por aí. Todavia, se bem feita e bem cozida, pode surpreender o paladar e, além disso, não transmitir qualquer doença ao ser humano. Aliás, como outros tipos de alimentos. Portanto, a desinformação, pouco a pouco, é vencida pelo sabor, pelas novidades e pelas delícias possíveis.

Já são tradição os sanduíches de pernil que podíamos encontrar em festas juninas por aí. Em tempos de pandemia, com restrições a eventos, o que nos resta é fazer em casa. E por aqui ele esteve presente. É que acabei ganhando carnes de porco para cozinhar e tivemos de saboreá-las durante alguns dias prolongados. Tanto o pernil quanto o lombo. O primeiro, preparei ao molho de cerveja preta. E o segundo, tipo Califórnia, com figo, ameixa, pêssego – todos em calda – e abacaxi.

Daí é que veio o sanduíche de pernil. Já conversamos aqui no Multi Chef sobre a importância de reaproveitar as sobras de comida e reinventar a gastronomia. E assim foi. O que sobrou do pernil virou recheio para o pão, entre outros formatos. Também foi refogado e se transformou numa deliciosa mistura para o arroz. O “problema” é que eu sou totalmente alheio ao sal, ou seja, quando cozinho, uso muito pouco ou quase nada. E isso nem sempre agrada ao paladar de todos. Nesse caso, além de acrescentar o tempero, também incluímos um pouco e açafrão-da-terra em pó, plantado e colhido da horta aqui de casa.

Então, hoje em dia, não há “desculpas” para não se consumir a carne do porco. A não ser, é claro, que esta seja um opção ideológica, o que não há problema algum. Entretanto, aquela ideia de que a carne do porco transmite doenças com facilidade, embora verdade, é facilmente desmistificada pelas simples atitude de cozinhar bem o alimento. Ou, ainda, a visão de que é um alimento gorduroso também não condiz com a realidade. Afinal, a dieta dos animais e as alterações genéticas ao longo do tempo derrubaram os índices de gordura do porco.

Dessa forma, dar uma chance à gastronomia suína é uma oportunidade de descobrir novos sabores e de se surpreender com diferentes paladares. Apesar de haver alguns pratos deliciosos em Londrina – é o caso das famosas costelinhas ao molho barbecue –, não se pode dizer, de bate-pronto, que exista um restaurante referência no assunto. Algo que poderia e teria muito espaço para acontecer. Por enquanto, vamos consumindo do jeito que dá, com todos os cuidados e da melhor maneira!

Confira as receitas do Multi Chef:

Imagem ilustrativa da imagem Carne de porco: você gosta?