Vai um cafezinho da tarde aí? Ô trem bão! Não é todo mundo que tem o costume de fazer uma pausa para um lanchinho reforçado do meio para o fim do dia. E, ás vezes – na maioria delas, inclusive –, a gente não tem tempo para tal. Seja no ambiente de trabalho ou em casa, mesmo que estejamos em home office. Todavia, para alguns o horário do café da tarde é sagrado e primordial. Deveria ser assim para todos nós. Deveríamos ter tempo e condições de fazer uma pausa no dia para apreciar um lanche e a companhia de quem está perto da gente.

E o que não pode faltar no seu café da tarde? No meu, vale tudo: pão com mortadela, bolacha com manteiga ou geleias, um bolo de fubá, de cenoura ou de banana. Não importa! Queijo com goiabada pode também. Bolachinhas de nata ou de pinga. Sonho, pão de queijo, bolinho de chuva. As opções são infinitas: quiches, empadões, patês e pastas de atum, ricota, azeitona ou tomate seco. Já fez o lanchinho com salgadinhos diversos e sortidos? Coxinha, bolinha de queijo, quibe, risólis e muitos outros. E, o que não pode faltar mesmo, é o café de todo dia. Mas, café bom, certo? Pode ser um expresso ou um coado. Tem que ser de qualidade. Isso faz toda a diferença.

Com café ou chá, o lanche da tarde é a pausa necessária
Com café ou chá, o lanche da tarde é a pausa necessária | Foto: Pixabay

Mais que uma breve refeição algumas horas depois do almoço e preparando-se para o jantar, o café da tarde é quase um evento social. Quer ver? Marca-se um café da tarde para fazer uma reunião de negócios, por exemplo; tem-se um café da tarde no intervalo de alguma palestra, de alguma conferência ou de algum encontro religioso; e as pessoas se reúnem com familiares ou amigos no café da tarde para degustar quitutes deliciosos regados a boas conversas. De fato, é uma verdadeira terapia dar uma pausa no dia para saborear o cafezinho da tarde. Quando não se tem, faz falta.

Aliás, o café da tarde do brasileiro equivale ao chá das cinco para os ingleses. É um hábito tão arraigado no cotidiano do nosso povo que fica até estranho quando não se tem. Dê uma volta pela cidade e você vai ver as cafeterias cheias de gente nesse horário. E vamos combinar que é difícil resistir ao cheirinho do café fresco, não? Ou você prefere um chá? Pode ser também, embora não seja o meu acompanhamento preferido. De qualquer forma, é sempre uma oportunidade para confraternizar e conviver, colocar o papo em dia, dar uma pausa na correria e deixar a cabeça esfriar do trabalho. Adote este hábito, se você ainda não o pratica. E escolha: café ou chá? Ou os dois?