Antepasto. Essa palavra italiana virou sinônimo daquela tradicional e deliciosa caponata de berinjela, tal qual a arquiteta Lu Regnier ensinou pra gente no Multi Chef quase dois anos atrás. Entretanto, na tradução do idioma italiano, antepasto significa "antes da refeição". Ou seja, pode ser tudo o que se serve antes do prato principal. Os italianos são especialistas nisso. Particularmente ítalo-brasileiro, também aprecio muito aquelas famosas entradinhas para abrirem o apetite num jantar.

A brusqueta pode ter váriações no recheio
A brusqueta pode ter váriações no recheio | Foto: Pixabay

Vamos começar falando, de fato, da caponata deliciosa que a querida amiga Lu Regnier ensinou pra gente. A receita inclui até uva passas entre os ingredientes. Bem regada no azeite, é ideal para servir com torradas e pães frescos, ao lado, é claro, de um bom vinho. Neste caso, pode ser um espumante ou, até mesmo, um tinto. E, por falar em torradas, está aí uma excelente opção para servir antes da refeição. Simples, barata e estremamente deliciosa. Uma das mais gostosas que aprendi a fazer foi com a querida amiga Sara Presoto, que rega com bastante azeite fatias de pão italiano (ou semi italiano), deixando-as tostar bem no forno. Nossa, dá até água na boca só de lembrar!

Mas, também, é possível fazer como minha mãe Tania Luporini faz, do mesmo jeito que fizeram meus amigos André Salvador e Giovanna Brunello: um patê de atum bem gostoso para servir com as torradinhas. Aliás, se você tiver uma latinha de atum, não precisa nem transformá-lo em patê. Basta colocar nas torradinhas e deliciar-se com elas. Além disso, para quem também gostar, é possível comer torradas com geleia, como a de pimenta, a de morango ou outras variantes do gênero. A Paula Silveira, da Rapa do Tacho, tem uma linha completa de geleias que podem ser degustadas assim. Elas também podem ser degustadas com queijos e até servem para fazer drinques, como mostramos no Multi Chef.

Entretanto, os italianos gostam mesmo é da famosa brusqueta (ou bruschetta?). Esse é um antepasto feito na base do pão tostado com azeite e esfregado com alho. O "recheio" pode ter diversas variações: tomate e cebola picadinhos com queijo ralado é um dos exemplos, além de tomate seco com rúcula. Até presunto parma e cream cheese ficam bons! É possível ainda temperar com pimentas como a calabresa ou a do reino. Aí vai depender da criatividade e do gosto de cada um. Não tem erro: se você convidar alguém para jantar na sua casa, escolha um desses antepastos e fique tranquilo porque, com certeza, você servirá bem seus convidados!

Confira uma receita do Mult Chef:

Imagem ilustrativa da imagem Brusqueta ou antepasto de berinjela: qual entrada servir?