É biscoito ou bolacha? Aparentemente simples, a discussão entre os dois termos é mais profunda do que imaginamos. Quando crianças, aprendemos a falar de um jeito ou de outro. E, já adultos, reproduzimos a dicotomia ao encontrar pessoas que falam de um modo diferente. A rivalidade virou até meme. Além disso, esse é um assunto bastante antigo, que remonta a eras passadas, como a das cavernas. Mas, afinal, qual forma de dizer está mais correta?

.
. | Foto: Pixabay

Biscoito vem da junção de duas palavras francesas: “bis” e “coctus” que, juntas, significam “cozido duas vezes”. É o que os homens primitivos fizeram, quando um deles teve a ideia de moer os grãos com as pedras, misturar água e secá-los no fogo por duas vezes. Era uma maneira de conservar por mais tempo o alimento. Milhares de anos atrás, foi assim que inventaram o biscoito. A partir de então, a iguaria se tornou conhecida e difundida entre as grandes civilizações, como egípcios e árabes. Os gregos incorporaram à receita mel, leite e canela, enquanto os romanos projetaram fornos que deram ainda mais crocância aos biscoitos.

Eles chegaram ao Brasil desde quando desembarcaram por aqui as primeiras caravelas portuguesas. Eram base da alimentação dos marinheiros. E conquistaram o paladar nacional ao longo dos últimos 500 anos. Hoje, têm regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): basicamente, a diferença é que as bolachas são produtos mais secos, enquanto os biscoitos podem ser úmidos. Na prática, tanto faz chamar de um ou de outro. A rivalidade é mera brincadeira entre as pessoas.

Ambos são produzidos com farinha de cereais, qualquer que seja, têm ou não açúcar na receita, gordura ou levedura. Mas, já existem milhares de versões: com ou sem recheio, com ou sem cobertura, com sabor disso ou daquilo, e assim por diante. Na memória afetiva da infância, estão as lembranças de diversos tipos de biscoitos ou bolachas, na casa das avós ou na hora do lanche na escola. Entre eles, os biscoitos champagne e os que levam açúcar derretido na cobertura, além de algumas marcas que são inesquecíveis: passatempo, trakinas, negresco, chocolícia, deditos, os vários tipos de wafer e aquelas de chocolate em formato de ursinho.

Que me perdoem os nutricionistas, mas, de fato, algumas delas me alimentaram muito bem no café da manha, no lanche do recreio na escola e até mesmo no fim de tarde! E, sinceramente, não importava se eram biscoitos ou bolachas! O importante é que fizeram parte da minha história e ainda hoje boa parte delas está nas gôndolas dos supermercados!

Confira as receiras do Multi Chef acessando o QR Code:

Imagem ilustrativa da imagem Biscoito ou bolacha?

...

A opinião do coluista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.