Azeite é de azeitona. E não me venha colocar outros tipos de óleos misturados que a gente quer mesmo é degustar um produto puro. Por isso, sempre que vou ao mercado, fico atento às especificações do rótulo, onde é produzido, onde é envazado e se tem algum outro tipo de óleo (girassol, soja ou milho) na composição final. Agora, bem diferente disso, é aromatizar o azeite com especiarias, com iguarias e com outros itens gastronômicos diferenciados. Dia desses, experimentei um com limão siciliano. Não preciso nem dizer que adorei, né?

Meu primo Ivo Júnior, que mora e trabalha em Curitiba, é representante de uma marca italiana que tem, na linha de produtos, azeites como esse. Ele vende para restaurantes, bares, bistrôs e outros estabelecimentos gastronômicos. Tive a oportunidade de experimentar o azeite com limão siciliano. E já trouxe uma garrafinha, que, por sinal, está na metade! Aqui, temperei uma sala de alface com rúculas. Normalmente eu uso azeite, sal e um pouco de lemon pepper. Desta vez, nem precisei colocar esse último condimento, mas, também testei com ele. O sabor fica realmente mais acentuado, bastante aromático e levemente apimentado.

Também passei um fiozinho desse azeite no arroz, para comer com carne moída ou alguma outra mistura. Aliás, deve cair super bem num filézinho de tilápia frito ou com um frango grelhado. Uma sugestão para o café da manhã (ou, no meu caso, para o finzinho da noite, antes de dormir), tostar um pão de forma mergulhado no azeite de limão siciliano. Fica muito gostoso! Assim como preparar um pequeno sanduíche com o pão levemente untado de azeite. Isso me lembrou uma torrada deliciosa que aprendi a fazer na casa da queridíssima amiga Sara Presoto.

Só que lá a aromatização do azeite era um pouco diferente: em vez de limão siciliano, era trufa branca. Já me deu água na boca: você compra um pão italiano ou semi italiano, corta em fatias e molha bem o miolo com azeite trufado. Depois, leve ao forno por alguns minutos e deixe ficar bem torradinho. Você vai se surpreender com a crocância e com o sabor! São inenarráveis. Tem que experimentar para saber! Mas, para além desses dois sabores, existem muitas outras possibilidades. Na fila da degustação estão alguns com manjericão, com pimenta, com funghi porcini e com alho. Devem ficar bons.

Sem contar nas possiblidades de receitas que se pode preparar. Você tem o costume de consumir e utilizar esses azeites aromatizados e condimentados no seu dia a dia?

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link