Quando iniciei a minha carreira de consultor 22 anos atrás, os principais cursos que as empresas procuravam contratar no mercado eram: Chefia e Liderança, Oratória, Técnicas de Vendas, Redação Comercial, Relacionamento Interpessoal e Informática.

De lá para cá, apesar de uma série de novos e importantes temas terem surgido e merecerem atenção, aqueles seis cursos continuam em alta. É verdade que os títulos deles, seus objetivos de aprendizagem, o conteúdo e a carga horária agora são diferentes, mas eles não saíram de moda porque nos ensinam competências clássicas e atemporais.

Vejamos:

1) Liderança. Se chefia é um termo que ganhou um peso demasiadamente negativo com o passar dos anos, Liderança seguiu o caminho inverso. Trata-se de uma competência cada vez mais valorizada porque muita gente passou a entender que ela é crítica não apenas para quem trilha uma carreira de gestão. Independente do trabalho que você faz, precisa saber influenciar as pessoas e o ambiente ao seu redor.

2) Técnicas de apresentação. Antes o intuito era fazer um curso de Oratória para superar a timidez em público ou conduzir uma reunião interna, agora o objetivo é bem mais ousado: entender o que é necessário para provocar o tipo de impacto de quem apresenta palestras TED. Por quê? Você pode conceber uma grande ideia, mas ela só vai prosperar se conseguir transmiti-la com sucesso a outras pessoas.

3) Vendas e negociação. Este tipo de curso já não é frequentado apenas por quem trabalha na área comercial das empresas, pois saber vender e ser um hábil negociador agora são habilidades-chave em qualquer ocupação. Aliás, é por isso que treinamentos de Vendas Consultivas, Marketing de Serviços e Influência estão em alta.

4) Redação empresarial. Hoje valorizamos uma linguagem simples e direta na comunicação escrita, mas isso não quer dizer que erros de concordância verbal ou um texto confuso sejam aceitáveis. Mesmo quem se expressa bem no papel tem procurado esse tipo de curso porque sabe que algumas dicas simples podem ser úteis na hora de escrever e-mails, produzir relatórios ou trocar mensagens pelo WhatsApp.

5) Inteligência emocional. Gestão de conflitos, comunicação não-violenta e empatia são alguns dos temas que têm relação direta com Inteligência Emocional e, duas décadas atrás, chamávamos simplesmente de Relacionamento Interpessoal. O fato é que saber lidar com você mesmo e com as pessoas ao seu redor é algo cada vez mais decisivo em sua carreira.

6) Programação para iniciantes. Quase tudo o que fazemos hoje em dia é – ou será – impactado por soluções digitais nos próximos três anos. Se antes frequentávamos cursos de Informática para aprender Excel, PowerPoint e Access, agora precisamos entender o básico de programação para conceber ideias de negócios, resolver problemas corriqueiros ou mesmo fugir do analfabetismo digital na web 4.0 que se aproxima.

Por fim, fica uma pergunta para você: quais desses temas precisam constar em seu Plano de Desenvolvimento Individual no curto prazo e, por algum motivo, estavam “passando batido” até agora?

Pense nisso!

Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina