O trabalho colaborativo é um valor dentro da maioria das empresas, pois sabemos quão importante é fomentar o coleguismo e a cooperação no dia a dia. Contudo, poucos profissionais realmente têm a chance de trabalhar em equipe de verdade, já que a estrutura da maior parte das companhias está voltada para o arranjo em grupos.

Existe trabalho em equipe quando enxergamos um produto final resultante do esforço coletivo. Pessoas com habilidades complementares se reúnem para desenvolver algo que, sozinhas, não fariam. Isto é, aliançadas por um objetivo comum, ajudam-se mutuamente de tal forma que o saldo acaba sendo maior do que a soma das partes.

Já num grupo cada um faz o seu quinhão. Ainda que as pessoas trabalhem fisicamente próximas umas das outras e até cooperem em alguns momentos, o resultado é individual. Você consegue identificar a contribuição de cada pessoa, mas não há um produto singular do trabalho coletivo delas.

Alguns fatores acabam reforçando a preferência por grupos nas empresas. Por exemplo, quando o time é bastante numeroso e/ou a natureza do trabalho exige que todos sigam processos rígidos, geralmente a companhia busca ter líderes fortes e colaboradores que se responsabilizem pelo trabalho individual. Cada um faz a sua parte e alguém zela para que as coisas saiam conforme o planejado.

Em contrapartida, o contexto também pode tornar o trabalho em equipe imprescindível. Times menores (de 2 a 10 pessoas), que executam atividades pouco estruturadas e/ou são responsáveis por conduzir novos projetos costumam não ser eficazes quando organizados em grupos.

Outra coisa importante que você precisa saber é que um mesmo time pode ter de variar o arranjo dele num curto espaço de tempo. O problema é que é fácil deixar de ser uma equipe e se tornar um grupo, mas bastante complicado realizar o contrário.

Pensando nisso, se vocês hoje em dia estão organizados em grupo a maior parte do tempo, tenho duas perguntas:

1) Quais são as missões delicadas que o seu time tem recebido e que, necessariamente, exigem o trabalho em equipe para serem bem executadas?

2) O que vocês podem fazer a partir de agora para serem uma equipe de verdade nessas horas?

Há vários anos eu conduzo programas de treinamento cujo objetivo é ajudar grupos de trabalho a se tornarem equipes e, para isso, logo de cara costumo propor desafios que eles tenham de superar juntos.

A maior parte das pessoas ainda não sabe ser um bom membro de equipe simplesmente porque não teve a oportunidade de trabalhar em uma delas. Apesar do discurso de interdependência recorrente nas empresas, seu papel exige que "permaneçam no quadrado” o tempo todo.

Por isso, antes de implorar que o seu time se torne uma equipe de alta performance a partir do nada, que tal permitir que, pelo menos uma vez por mês, vocês tenham o prazer de construir algo incrível juntos? Esse pode ser o começo de uma nova era em sua companhia.

Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]