A capacidade de tomar boas decisões em situações complicadas é uma competência que sempre diferenciou pessoas realizadoras de gente comum. E nessa crise não é diferente: quem conseguir fazer as melhores escolhas hoje vai colher os frutos mais suculentos depois.

Um método que adotei alguns anos atrás para lidar melhor com esses momentos é o 10-10-10, desenvolvido pela escritora e ex-editora-chefe da Harvard Business Review, Suzy Welch, que era casada com o lendário Jack Welch, falecido recentemente.

De acordo com Suzy, ao tomar qualquer decisão, seja na esfera pessoal ou no mundo dos negócios, considere como o curso de ação que você deseja tomar fará com que você se sinta daqui a 10 minutos, 10 meses e, finalmente, 10 anos.

Você até pode não ter parado para refletir a respeito, mas muitas decisões de impacto que as pessoas tomam na vida são fruto de instinto, da conversa que tiveram com uma única pessoa ou, então, de uma escolha forçada pelo esgotamento do tempo (não podiam adiar mais).

Contudo, não pense que o 10-10-10 é um método rígido. Suzy Welch quis ensinar que sempre que formos tomar uma decisão, precisamos avaliar o impacto dela no presente, no futuro próximo e também muito tempo depois. Projetar as consequências das nossas escolhas agora, amanhã e lá adiante.

O que eu aprecio neste método é que, depois de praticá-lo, a gente acaba percebendo que o 10-10-10 pode ser útil para a maior parte das decisões complicadas. Ainda mais quando conseguimos formular a pergunta-chave com clareza. “Devo mudar de emprego?”, “Preciso comprar um novo apartamento?" ou “É hora de residir em uma outra cidade?", por exemplo.

Decisões de negócios também necessitam do mesmo tipo de pergunta, se você tem um papel de gestão: “Abro uma nova unidade no Rio de Janeiro?”, “Contrato um gerente regional de vendas?”, "Crio uma loja virtual?" etc. Enfim, funciona sempre que o conteúdo da pergunta for individual, delimitado e indicar uma ação.

Resumindo, o método 10-10-10 proporciona três grandes aprendizados:

1) Ao refletir sobre qualquer decisão a ser tomada, pense naquilo que está sob seu controle e avalie o impacto que cada alternativa trará no curto, médio e longo prazo. Algumas escolhas complicadas que você está fazendo hoje repercutirão a vida toda.

2) Decisões com potencial de grandes ganhos futuros geralmente cobram perdas no curto prazo, mas isso faz parte do jogo. Como é o caso de quem fica ralando durante dois ou três anos até aprender uma nova profissão e depois tem uma trajetória de carreira repleta de êxitos durante as décadas seguintes.

3) Jamais deixe de tomar decisões importantes em sua vida ou negócio por causa dos riscos envolvidos. Como o filósofo Maimônides já ensinava: “É preferível o risco de uma decisão errada do que o terror da indecisão”.

Pense nisso!

Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]