Muitas razões explicam porque é tão difícil criarmos bons hábitos ou desenvolvermos novas habilidades. E a principal delas é que nem sempre cultivamos uma mentalidade vencedora, que nos ajude a enfrentar o novo.

A psicóloga norte-americana Carol Dweck, da Universidade de Stanford, estava curiosa para entender por que algumas pessoas prosperam enquanto outras parecem não sair do lugar. E depois de quase 30 anos estudando os fundamentos do sucesso, suas pesquisam revelaram que existem dois tipos de mentalidade: a fixa (fixed mindset) e a de crescimento (growth mindset).

Segundo Dweck, pessoas com mentalidade fixa acreditam que suas qualidades e limitações são características permanentes, não podendo ser aprimoradas. Já aquelas guiadas por uma mentalidade de crescimento creem que podem desenvolver seu potencial nas mais diferentes competências e habilidades, desde que se dediquem para evoluí-las.

Recordo-me que, no ensino médio, um colega de classe se destacava em sala. Aluno dedicado, dizia ter como objetivo se tornar médico. Contudo, na hora da inscrição para o vestibular, surpreendeu a todos escolhendo direito em vez de medicina. Segundo ele, estava com medo de fracassar e não ser aprovado.

Apesar de um grande potencial, aquele jovem rapaz tinha mentalidade fixa e por isso ficou paralisado com a possibilidade de o seu plano fracassar. Com uma mentalidade de crescimento, ele assumiria o risco e, ainda que não passasse de primeira, seguiria em frente com a meta inicial.

Quem cultiva uma mentalidade fixa geralmente não consegue promover transformações positivas em sua vida. Afinal de contas, acredita ter características que não podem ser alteradas – como a inteligência, o peso ou maus hábitos, por exemplo. E a consequência disso é que ele não "perde tempo” desafiando-se, já que no fundo, acredita que o esforço de mudança será inútil.

Por outro lado, pessoas que enxergam a si mesmas com potencial de evoluir surpreendem a todos nós. E isso só é possível porque elas já abandonaram crenças limitantes de que são cognitivamente limitadas, desistem fácil das coisas ou estão fadadas a uma vida medíocre.

Uma mentalidade de crescimento é construída por atitudes que hoje mesmo você pode começar a alimentar dentro de si. São elas:

1) Antes de mais nada, aceite que você tem algumas limitações. Ninguém é perfeito.

2) Enxergue os desafios como oportunidades de amadurecimento. Se você não for bem-sucedido da primeira vez, pelo menos vai aprender o que não funciona.

3) Celebre os pequenos progressos, por menores que eles pareçam ser. Em vez de focar naquilo que lhe falta, comemore o quanto você já conseguiu caminhar.

As pessoas que têm uma mentalidade de crescimento sabem que elas até podem não ter chegado aonde querem, mas chegarão. Da mesma forma que os músculos, nossa mente se desenvolve com o aumento da “carga”. Portanto, se a vida pesou, aproveite para ficar ainda mais forte.

* Wellington Moreira, é palestrante e consultor empresarial

[email protected]