Se você quiser se tornar uma pessoa realizadora, três coisas são imprescindíveis: foco, disciplina e organização. E ainda é importante lembrar que não adianta ter apenas duas delas. O resultado final acaba não sendo o esperado.

Foco é a capacidade de dizer não às tentações que surgem depois que você já planejou aonde quer chegar. É saber ignorar as possibilidades que despontam no meio do caminho e que têm tudo para distrair a sua atenção. Aquele tipo de palavra que não admite plural. Ou você se mantém focado ou não se mantém.

O problema é que, ao fazer uma escolha, quando existem várias opções atraentes, você corre grandes riscos. Quem nunca ficou bitolado em algo até conquistá-lo e depois percebeu que jamais deveria ter seguido aquele caminho?

Disciplina é cumprir as promessas que fazemos a nós mesmos e aos outros. Ser responsável a ponto de seguir em frente, mesmo quando a vontade esfria ou desaparece. Manter a estabilidade e o autocontrole naqueles momentos em que uma desculpa ou justificativa qualquer pode ser vista como razoável.

Como escreveu Renato Russo em uma de suas canções mais conhecidas (Há tempos), “disciplina é liberdade”. E o que ele quis dizer com isso? Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o disciplinado não fica se cobrando ou leva uma vida repleta de renúncias. Ele só é fiel às obrigações que assume e se alegra com isso.

Organização é a habilidade de dispormos aquilo que é importante dentro da nossa rotina. A coordenação de todos os fatores que nos levam a avançar sem investir em demasia tempo, dinheiro ou qualquer outro tipo de recurso.

E, para isso, lembre-se que alguém organizado, antes de mais nada, define a ordem das coisas. Estabelece um padrão, para que as atividades não fiquem amontoadas. O que vem primeiro, qual o lugar certo de cada uma delas e o que descartar. Algo muito parecido com o que você faz quando ajeita o seu guarda-roupas ou prepara uma mala de viagem.

Uma pessoa me perguntou dias atrás como ela sabe se tem foco, disciplina e organização em sua vida e carreira. Comentei que possui foco se é consciente do que quer e tem renunciado a algumas coisas para chegar lá. Que é disciplinada se as pessoas a veem como confiável e costuma cumprir aquilo que promete. E que é organizada se trabalha buscando melhorar os processos e rotinas de quase tudo o que faz.

Como afirmei no início do texto, quando reunimos esses três elementos o resultado é uma capacidade realizadora ímpar. No entanto, lembre-se que se você só cuidar do foco se converterá em um teimoso. Preocupando-se apenas com disciplina, virará um escravo de si mesmo. E pensando em organização como um fim, acabará se transformando num simples burocrata ou alguém com transtorno compulsivo.

É o equilíbrio e a sinergia entre eles que faz com que qualquer um de nós chegue longe. Pense nisso!

Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial - [email protected]