Um dos textos mais marcantes do Antigo Testamento é o Livro da Sabedoria, escrito pelo Rei Salomão. E é bom provável que não houvesse homem mais indicado para escrevê-lo, principalmente depois do diálogo que ele teve com Deus quando ainda era jovem, narrado no primeiro livro de Reis.

Se você não conhece essa passagem bíblica, durante o sono, no alto de uma montanha, o Senhor lhe perguntou: "Pede-me o que quiseres e eu te darei!” Como resposta, Salomão disse: "Dá-me sabedoria para conduzir o povo com competência". E Deus lhe falou: "Já que me pediu sabedoria em vez de vida longa, riqueza ou a morte dos seus inimigos, concedo-te sabedoria, e ainda te darei tantas riquezas, prosperidade e honras como nenhum outro rei antes ou depois de ti!”

Mas, afinal de contas, o que é ter sabedoria? Para responder a essa pergunta, é importante diferenciarmos três conceitos: conhecimento, inteligência e sabedoria.

Conhecimento é a capacidade de você repetir dados ou informações que acumulou em seu repertório. Como, por exemplo, saber de cor qual é a capital do Equador, a fórmula de Bhaskara ou quem inventou a penicilina.

Inteligência, por sua vez, diz respeito à capacidade de utilizar esses dados e informações em diferentes contextos, dando valor a eles. Conseguir aplicar o saber a questões racionais por meio de relações de causa-efeito, comparações, sistemas... Ou seja, o seu QI.

Já a sabedoria tem a ver com ser competente ao utilizar, no caso concreto, o conhecimento ou a inteligência que possui. Agir com ponderação e equilíbrio sempre que se vê em uma situação crítica. Sim, lembra muito o que hoje chamamos de Inteligência Emocional (QE).

Diferente do que muitas pessoas pensam, a sabedoria não vem, necessariamente, com a idade. Alguns jovens são sábios e existem idosos tolos. Mas é inegável que a verdadeira sabedoria costuma chegar com a maturidade.

Segundo uma velha história oriental, depois de algum tempo de estudo dedicado, um discípulo perguntou ao mestre: “Em aproximadamente quanto tempo devo alcançar a sabedoria depois de aprender tudo o que tem me ensinado?" E ouviu como resposta: “Ainda vai levar pelo menos dez anos”. Espantado, o jovem comentou: “Mas, tanto tempo assim?” Ao que o mestre disse: “No seu caso, pelo jeito, vai ler pelo menos vinte”.

Infelizmente, não é difícil encontrarmos pessoas com grande repertório e pouco sábias. Isso acontece porque a sabedoria é proporcional à sua disposição de refletir profundamente sobre as diferentes experiências de vida pelas quais passa e, em especial, aprender com cada uma delas a fim de ligar os pontos.

O resultado desse esforço vale a pena, pois:

---- Você lidará melhor com as frustrações que enfrenta.

---- Você tomará decisões melhores em sua vida por considerar o contexto em vez de agir por impulsos ruins.

---- Você será mais compreensivo com as pessoas ao seu redor e alguém otimista em relação à vida.

Ainda dá para querer algo mais?

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]