Trabalho com formação e desenvolvimento de líderes em empresas há pouco mais de vinte anos e posso dizer a você que o sucesso desse tipo de trabalho depende do empenho contínuo de todos os envolvidos e de uma abordagem estruturada por parte da companhia.



Como gosto de dizer: desenvolvimento de liderança é uma maratona e não uma prova de 100m rasos. Se você sair correndo empolgado sem lembrar a todo instante que a jornada é longa, vai acabar cansando muito antes da linha de chegada.



É por isso que as verdadeiras “fábricas de líderes” seguem algumas práticas de sucesso:



1) Cuidado na hora de identificar os potenciais líderes, preferindo gente que já demonstre habilidades cruciais em posições de liderança, como uma ascendência natural sobre as pessoas e a capacidade de resolver problemas. Além, é claro, de bom caráter e o desejo de seguir uma carreira de gestão.



2) Investimento em capacitação. A empresa proporciona oportunidades de aprendizado, como workshops e programas de treinamento robustos, que se concentram no desenvolvimento de competências facilitadoras do exercício da liderança nas mais diferentes perspectivas.



3) Mentoria. Líderes internos experientes orientam e aconselham os líderes em formação, compartilhando suas experiências e conhecimentos. E também há o apoio de mentores externos especializados nesse tipo de serviço para tratar as questões mais sutis da gestão.



4) Delegação de responsabilidades. Os futuros líderes têm a oportunidade de assumir tarefas críticas adicionais que os ajudam a desenvolver suas habilidades de liderança e a ganhar experiência prática em áreas que desconhecem.



5) Experiências de liderança. Há uma preocupação em proporcionar missões delicadas nas quais os líderes exercitem competências-chave e ainda provem seu potencial enquanto conduzem novas equipes e/ou projetos. Ou seja, são convidados a lidar com “buchas” capazes de amadurecê-los.



6) Feedback constante. Essas pessoas também recebem feedback regular e construtivo sobre o seu desempenho a fim de identificarem ajustes necessários na atuação cotidiana. E tais insights costumam vir de conversas 360º (com superiores, pares, liderados, fornecedores e clientes).



7) Autoconhecimento. A empresa encoraja os futuros líderes a compreenderem seus pontos fortes, fraquezas e valores para que adquiram maior consciência sobre si e a real clareza de onde devem investir energia para acelerar seu crescimento.



É verdade que cada pessoa avança em seu próprio ritmo. Porém, ao fornecer um ambiente propício ao aprendizado, algumas empresas promovem a aceleração de líderes de alto potencial a olhos vistos. Isso explica, inclusive, por que um gerente júnior que, a princípio, só estaria performando acima da média daqui a cinco anos, em menos de dois já parece ter nascido para o cargo.



E na sua companhia, como acontece o desenvolvimento de líderes? É fruto do trabalho intenso e dedicado de vocês, mais sorte do que juízo ou nem existe?


* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

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