Muita gente agora precisa abandonar uma frase que sempre usou como muleta: “Eu não tenho tempo". A correria do dia a dia já não serve mais como justificativa aos projetos engavetados. Afinal, o que essas pessoas mais têm no momento – e elas sabem disso – é tempo de sobra.

A permanência em casa na quarentena não precisa ser sinônimo de ócio ou tédio. Pelo contrário. Você pode aproveitar esse período para realizar aquelas coisas que já pensava em fazer há muito tempo, mas até então não encaixavam na sua rotina.

E não estou dizendo apenas em se manter ocupado. É bem mais do que isso: realizar movimentos estratégicos que podem fazer com que a sua carreira alcance um novo patamar de agora em diante. Tirar do papel projetos que, apesar de estarem no seu radar há anos, não faziam parte da lista de prioridades.

Mas, antes de começar a se mexer, responda uma pergunta: "O que você acreditava ser importante até dois meses atrás, ainda continua a ter relevância dentro da nova realidade de mercado?" É provável que nem tudo.

Por isso, vou relacionar abaixo alguns bullet points que podem ajudá-lo a preencher a sua agenda produtivamente neste período de pandemia:

1) Projetos especiais. Aquelas ideias disruptivas que parecem ter grande potencial e vocês discutem na empresa já há algum tempo, mas que sempre ficavam “pra depois” por causa dos compromissos de curto prazo. E agora, com a aceleração das mudanças no mundo todo, precisam ser implantadas com rapidez.

2) Estudos. Aproveite esse tempo em casa para ler livros, assistir webinars e fazer cursos on-line que possam ajudá-lo a desenvolver competências críticas. Ou, então, estude aquele novo idioma que, há anos, você promete aprender.

3) Congressos virtuais. Durante a quarentena, eventos que até então só aconteciam presencialmente passaram a ser apresentados direto da web e, muitas vezes, de forma gratuita. Uma oportunidade incrível para ampliar a sua rede de contatos com gente do país todo. Vale a pena se inscrever e participar de alguns deles.

4) Voluntariado on-line. Você pode se oferecer para ajudar, virtualmente, algumas instituições que precisam melhorar a gestão de suas redes sociais ou implantar campanhas de arrecadação, por exemplo. Como também dar aulas de reforço para alunos de escolas públicas. Além de servir pessoas que precisam de você, vai ampliar o repertório de experiências.

Essa pausa forçada realmente pode nos ajudar a tirar muita coisa do papel. Mas, não se cobre excessivamente para ser produtivo o tempo todo ou ocupar-se apenas com projetos relacionados à sua carreira.

Também é hora se dedicar a um novo hobby. Ou, então, aproveitar momentos para não fazer nada. Uma quarentena também se vive assim.

Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]