Pense em uma importante meta pessoal que precisa receber a sua atenção durante o ano. Agora visualize o que vai acontecer no futuro: você se imagina feliz comemorando a sua conquista ou logo é consumido pela preocupação com os desafios que terá de enfrentar até lá?

Imagem ilustrativa da imagem A visualização do sucesso
| Foto: iStock

Um traço marcante de pessoas bem-sucedidas é que elas geralmente mentalizam o sucesso antes mesmo de começarem a tirar do papel aquilo que está em sua cabeça. O nadador multicampeão olímpico Michael Phelps, com 28 medalhas no total – sendo 23 de ouro –, é um exemplo vivo disso. Ele já comentou em várias entrevistas que o ensaio mental das vitórias foi algo decisivo ao longo de toda a sua vida de atleta.

Um bom exemplo é o que aconteceu na final da prova de 200 metros medley individual do mundial de natação realizado em Melbourne, na Austrália, em 2007. Bem no início da competição, os óculos dele ficaram cheios d'água, impedindo que enxergasse qualquer coisa. Mas, como treinos no escuro eram parte da sua rotina, conseguiu se manter concentrado, ganhou a prova e ainda bateu o recorde mundial naquele dia.

"O ensaio mental é crítico para o sucesso”, lembra Bob Bowman, treinador de Phelps desde a adolescência. “O cérebro não consegue distinguir algo que é vividamente imaginado de algo real. Isso nos permite ensaiar nosso desempenho crítico centenas de vezes antes do evento real, de modo que a performance se torna automática".

Portanto, o ensaio mental do sucesso passa por algumas práticas:

- Antes de fazer qualquer coisa que você julga importante, visualize você tendo êxito. Como Bowman explica: "É importante valorizar uma atitude mental positiva, já que a atitude de uma pessoa determina como ela vai enfrentar desafios e pressão. Uma visão positiva é chave!"

- Quando estiver diante de um problema cabeludo, imagine o que você faria se não pudesse falhar dessa vez de jeito nenhum. Resgatando novamente as palavras de Bowman: “Se você for capaz de formar um quadro mental forte sobre seus objetivos e como quer alcançá-los, seu cérebro irá procurar maneiras de te ajudar a fazer acontecer”.

- Utilize cartazes, quadros e quaisquer outras formas de expressão visual. Se você sonha em fazer uma viagem de turismo para aquela praia paradisíaca, cole uma imagem do local na parede do seu quarto hoje mesmo. Apesar de bastante gente torcer o nariz para esse tipo de ação, funciona mesmo.

É claro que visualizar o sucesso é apenas o primeiro passo. O grande preço a pagar surge quando começamos a colocar a mão na massa para fazer acontecer. Phelps, por exemplo, treinou seis anos seguidos – inclusive domingos e feriados, sem folgar um mísero dia – até conquistar a primeira medalha olímpica, em Atenas 2004.

Porém, a nossa disposição de seguir em frente quando os obstáculos aparecem no meio do caminho é alimentada por uma fonte: a convicção de que, cedo ou tarde, chegaremos lá! E essa convicção, por sua vez, depende do como imaginamos o nosso futuro.

Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]