Dar passos certeiros no início da carreira é algo que realmente faz a diferença. E como todo mundo hoje em dia parece estar com pressa, a fase dos 20 e poucos anos tem sido angustiante para muitos profissionais jovens que querem logo ser bem-sucedidos.

E para quem se sente frustrado com a demora em ver as coisas acontecendo de verdade e ainda frequenta as redes sociais diariamente, a pressão interna costuma ser absurda. Afinal de contas, parece que as outras pessoas da mesma idade vivem contos de fadas recheados de viagens internacionais, amores típicos de capítulo final de novela e empregos dos sonhos.

Uma pesquisa com jovens ingleses com menos de 30 anos publicada no fim do ano passado revelou que os súditos da rainha estão deixando de lado uma série de coisas importantes para alcançar sucesso no trabalho. Para se ter uma ideia, 41% deles desistiram de um estilo de vida saudável e 50% cortaram seus hobbies e o tempo com a família para atingir as metas profissionais que traçaram para si.

O que esse estudo mostra é que, salvo raras exceções, ser um executivo de sucesso aos 25 ou 28 anos realmente implica abdicar de outras coisas que também são valiosas. É muito difícil alcançar o topo do mundo corporativo tão jovem e, ao mesmo tempo, manter uma vida equilibrada e cultivar relacionamentos.

Mas, por outro lado, não podemos ignorar que a ansiedade de milhares de jovens é bem diferente: eles simplesmente não querem continuar trabalhando na profissão em que se formaram e tampouco sabem qual novo passo dar no curto prazo.

Uma das melhores definições de sucesso é: a capacidade de conseguir aquilo que você quer. Portanto, ter muito dinheiro no banco, ocupar um cargo de gerente naquela multinacional de grife ou fundar uma promissora startup antes dos 30 são medidas de sucesso sim. Mas, também existem outros indicadores de que está no caminho certo:

--- BUSCA PELO AUTOCONHECIMENTO. Ser uma pessoa aberta para receber feedback de quem pode ajudá-lo, conhecer as características marcantes da sua personalidade e reagir com serenidade às situações que costumavam tirá-lo do sério.

--- REPERTÓRIO DE EXPERIÊNCIAS. Morar algum tempo fora do País, aceitar projetos que a maior parte das pessoas recusaria e trabalhar em diferentes áreas antes de buscar uma especialização enriquece demais o currículo no mundo caótico em que vivemos.

--- ORIENTAÇÃO DE UM MENTOR. Para quem está buscando espaço no mercado, ser aconselhado por um profissional mais experiente e admirável acaba sendo um divisor de águas na carreira. Quem você pode convidar para mentorá-lo?

--- SEGUIR O PRÓPRIO CAMINHO SEM COMPARAÇÕES. Se o seu melhor amigo se formou, abriu uma startup, enriqueceu e já se casou, tudo antes dos 30, não significa que você deva fazer o mesmo. Nem se sinta um perdedor por estar longe disso. Não vale a pena medir a sua vida com a régua dos outros. Cada pessoa tem uma história só sua.

O livro bíblico de Eclesiastes nos ensina no capítulo 3 que existe um tempo para cada coisa. Antes dos 30 anos não estamos preparados para a melhor colheita, nem costuma ser uma boa hora para a primeira semeadura. Mas, seguramente, é o tempo propício para se regar os pequenos brotos que ainda darão muitos frutos.

Pense nisso!

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial