Nesta semana começou o segundo semestre e está rolando um meme nas redes sociais, que já recebi de muita gente. A mensagem diz "Vou logo avisando. Quando chegar 31/12/2020, se eu vir alguém chorar pelo ano velho, vou dar uma surra".

Imagem ilustrativa da imagem 2020 ainda tem coisas boas a nos oferecer

Brincadeiras à parte, é bem provável que 2020 realmente não deixe saudades. Esses últimos meses vêm sendo muito exaustivos para quase todos aqueles que estão à frente de algum tipo de negócio ou projeto empresarial. Temos sido obrigados a nos reinventar – e com o uso de fórceps.

Em contrapartida, também é importante que os líderes sejam gratos àquilo de bom que está ocorrendo em suas empresas. É bem provável que projetos de impacto finalmente começaram a sair do papel depois de algum tempo engavetados, o nível de engajamento das pessoas aumentou e você agora enxerga coisas no negócio que passavam despercebidas meses atrás. Isso também não é verdade?

E estamos apenas no meio do ano. Ou seja, 2020 ainda tem coisas boas a oferecer. Especialmente, se você não se deixar levar pelo olhar pessimista que já dominou a maior parte das pessoas.

"O ano já acabou" é uma frase que você tem de eliminar do seu repertório. Mesmo que alguns projetos que imaginava desenvolver agora tenham de ficar para o ano que vem, isso não quer dizer que você e seu time não possam construir coisas bacanas ao longo dos próximos seis meses.

Por exemplo, uma boa prática que pode implantar na sua companhia hoje mesmo são metas de curtíssimo prazo. Alvos de trinta a, no máximo, noventa dias em áreas-chave. Assim, consegue estabelecer um plano de contingência para o momento atual e ainda tem agilidade para mudar se alguma coisa não der certo logo de cara.

Outra coisa importante é confiar mais na serendipidade. Aqueles bons eventos inesperados que certamente ocorrerão nos próximos meses, facilitando as coisas. Como o encontro fortuito com alguém que até então não conhecia e gera uma parceria de sucesso, uma oportunidade de negócio descoberta por acaso ou aquele grande cliente que cai no seu colo quando menos imagina.

Você pode chamar a serendipidade de providência divina, sorte ou apenas coincidência. Mas o fato é que um “feliz acidente” pode facilitar demais o alcance daquilo que você quer. E ele vai acontecer, se você se mantiver esperançoso e ativo.

Quando eu olho para a minha trajetória de vida, vejo que, apesar de ser alguém que planeja as coisas minuciosamente, muitos dos meus principais êxitos são fruto de eventos felizes não previstos. E é bem possível que a sua caminhada também seja parecida.

Pode guardar uma coisa com você: muito daquilo que colheremos nos próximos anos será reflexo do nosso plantio em 2020. Os próximos seis meses não podem ser jogados fora.