As árvores não respeitam nosso calendário, abrindo floradas bem antes da primavera, que já alcançam até com frutos. A goiabeira aqui de casa madurou a primeira goiaba temporã, e a amoreira, depois de pender os galhos de tão carregados, está nas últimas amoras.

As florações se estenderão por tempo e espaço afora, em ruas e quintais, praças e jardins, vasos e floreiras. O ser humano é floricultor no amplo sentido da palavra: amamos flores, ao menos os que temos olhos para elas.

Minha floração, abrindo os olhos para as flores, deu-se só na maturidade, arrancando mato de gramado. Só então, agachado e com o macacão suado das tarefas do quintal, foi que vi: as ervas ditas daninhas também tem suas florezinhas. A partir daí, fui descobrindo o mundo das flores, que hoje acompanho do botão ao enterro na compostagem.

Descobri que cada tipo de flor tem não só sua forma única como seu tempo certo de florescer, como pessegueiros e mangueiras florem já no meio da inverno, suas flores até conhecem geadas. Vi que vivemos num desfile floral, passando por elas e elas florindo para nós. Ou para quem vê, conforme o haicaipira: “Cê pensa que flor/ flore pra que? / Flor só flore pra quem vê!”

.
. | Foto: Dalva Vidotte/ Divulgação

O Gênesis conta que Deus criou “as árvores com sementes e as com frutos que dão sementes” – resumindo 500 milhões de anos de evolução vegetal a partir das algas marinhas. Assim, já que as flores vieram do mar como os seres ditos vivos (como se as plantas também não fossem vivas), somos todos irmãos de planeta. Por isso irmãmente converso não só com cachorros e gatos como também com flores:

- Bom dia, bonitona! Ontem você ainda era botão e, hoje, hem! Parabéns!

Acho na net que a paixão floral é bem antiga. Rosas já eram cultivadas na Mesopotâmia 500 anos antes de Cristo. Dois séculos depois, em Roma, já se cultivava flores para comércio. Hoje a floricultura é ramo forte da economia de muitos países, como nos EUA onde, só no Dia dos Namorados (Valentine Day), são vendidas 175 milhões de rosas! E as tulipas rendem na Holanda 11 bi de dólares no ano!

A primeira crise financeira no mundo foi causada pelas tulipas da Holanda, tão valorizadas que causavam especulação. Faz lembrar que tudo que é humano tem belezas e mazelas. Ou conforme Buda: “A flor de lótus simboliza o homem liberto de paixões, mas só nasce do lodo”...

Vó Tiana plantava violetas em latas de manteira nos beirais das janelas, para elas ficarem em casa mas sempre verem o céu. As violetas iam se cruzando e mudando de cor enquanto as latas iam enferrujando, as raízes aparecendo. Era quando ficavam mais bonitas, dizia Vó Tiana, e menino perguntei porque, pois a lata se desmanchava toda tomada pelas raízes já quase sem terra, como podiam assim ser mais bonitas? Ela não respondeu, mas hoje sei porque: as latas apodrecendo eram a morte previsível, as flores eram a vida ainda à vista.

Até por isso, olho e ve-jo flores, vivo no mundo das flores. É um mundo bom, leve e colorido, bonito que só vendo, e nos ajuda, senão a entender mais, a suportar melhor o mundo humano na Terra.