O Ar se enche de si mesmo e para si mesmo diz:

- Sou o maior! Não só envolvo tudo que existe, como os seres vivos precisam de mim para respirar!

Suspira, como só o Ar sabe suspirar, e proclama:

- Ah! Não há nada como o Ar!

- Há! – fala uma voz luminosa - Há as estrelas a lançar Luz, entre elas o Sol, graças a quem existem os humanos e sua mania de contar histórias... E eu te conto, querido Ar, que eu, a Luz, viajando a partir de incontáveis estrelas, te atravesso a trezentos quilômetros por segundo, como os humanos medem, e desculpe se com isso tonteio quem como você vive parado...

Ouve-se entretanto uma sussurrante voz:

- Desculpe, irmã Luz, mas eu sou o Som e...

- Por que fala tão baixo?

- Para ser ouvido, irmã.

- E por que irmã?

- Porque os dois precisamos do Ar para existir. Eu viajo só a trezentos e tantos metros por segundo, e também não vou longe, só aqui na Terra mesmo, mas sem o Ar eu não chegava a ninguém ou lugar nenhum, como aliás também você.

Então falam várias vozes misturadas:

- Vocês estão falando do que?... Não existe ar, o que há são gases... como o oxigênio por exemplo... mas gases são invisíveis... e quem não é visto não é lembrado, né?

Imenso silêncio. Ouve-se então um vozeirão, tão amplo quanto tão profundo:

- Como vocês são crianças! Como podem crer que existem senão graças a mim? A mim deve até e principalmente o Universo! Sou a quem se deve Tudo, pois sem Mim nada existiria!

Fala para o Infinito:

- Eu sou o Espaço!

E profundíssimamente sussurra:

- Sou inclusive isso que chamam de vácuo, como se eu não existisse onde sou vazio... Mas existo antes de Tudo, que sem Espaço nada seria!

Ouve-se um vento que já vai falando:

- Oi, sou o tempo, passando só pra dizer que vocês tem suas vidas e seus espaços mas, sem mim, seriam vidas chatésimas, pois sem tempo nada aconteceria, como nada existe sem tempo, sem antes e depois, e não há o que não passe... Então vamos dar um tempo, tá?

Calam-se todos mas, aqui entre nós, ouve-se humana voz:

- Já ouviram falar do Zen? É escrito assim com minúscula mas diz que só existe um tempo, o agora... E agora, vocês, como parecem humanos com esses baita Egos!...

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamete, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link