Acordo num dia nevoento e trovejante, com propaganda eleitoral ainda ecoando na cabeça. As campanhas acirradas, com suas chuvas de denúncias, parecem alimentar descrença no Brasil, revelando tantos buracos no nosso barco, tanto por consertar e tanto desconcerto.

Então olho a goiabeira que a geada quase matou ano passado, e que rebrotou e... Que será aquilo amarelo lá, uma folha seca? Vou ver: é uma baita goiaba! Estava miúda até dias atrás mas cresceu e já madurou, como a simbolizar tudo de bom que pode nos surpreender mesmo nos piores tempos. Que seja prenúncio de tempo melhor e boas novidades após a eleição, com mudanças de comportamento, dos políticos e do povo, para merecer uma democracia melhor.

LEIA MAIS:

A fala das flores e sua revolução planetária

Na foto da goiaba, ao fundo se vê nossa gata Lua lambendo a pata. Como os gatos gostam de limpeza, tomara que nossa república consiga se limpar das sujeiras e se livrar dos atrasos, dos privilégios e dos sacrilégios.

Na foto se vê ainda o tronco cortado da goiabeira mãe, assim a primeira goiaba parece simbolizar também nossa capacidade de renascer em vida, ou seja, de mudar.

A História mostra, melhorar é o destino e o motor da Humanidade. A goiaba é a primeira da nova goiabeira e, decerto por continuar com as grandes raízes da mãe, é bem maior que as goiabas de antes e vermelha que só. Assim a goiaba se candidata também a símbolo de melhoria, até porque a campanha política foi de tal baixeza que piorar parece impossível.

E eis a goiaba na mão, a recompensa por ter cortado a goiabeira mãe e por ter estaqueado sua filha. Que portanto seja a goiaba também símbolo de trabalho, esse pilar central da república, que gera os salários do povo e os impostos do Estado.

Mais ainda. A goiaba, o abacaxi, o coco-da-Bahia e o maracujá são as únicas brasileiras entre as duas dezenas de frutas mais consumidas no Brasil, vide Google, daí também parece justo a goiaba ser igualmente símbolo de brasilidade ou autenticidade.

Pode a goiaba ser vista também como símbolo de criatividade, tornando-se goiabada, geléia ou compota, ou até se transformando em crônica.

Por isso, a goiaba pode ser vista como símbolo de transformação. Na fila eleitoral no primeiro turno, fiquei pensando que o povo a esperar mais de hora ali é o mesmo povo que, ao ser convocado seja para o que for, deixa para o último dia quando se formam imensas filas... É o povo que quer distância de política e sente na carne seus efeitos. A mesma gente que não participa da vida escolar e quer uma educação melhor...

O que atrapalha a democracia é o povo, dizem os cínicos. Fico entre a crença e a descrença, como entre comer na mão ou beber como suco a goiaba, até que resolvo bater no liquidificador e o suco é o próprio troféu da transformação. Resolvo também continuar acreditando na velha e sempre renovada democracia, mesmo quando afunda em ditaduras ou tropeça em lixo eleitoral. Bebo a goiaba como esperança.

..

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link