O rei Salomão escreveu em seu livro de Eclesiastes: “Deus criou o homem reto, mas ele faz cálculos demais".

Quantas vezes somos incapazes de perceber coisas bem à nossa frente? Eu me surpreendo comigo mesmo sobre isso. A culpa é do nosso modelo mental, esse jeito bitolado de pensar que foi construído a partir da nossa educação, experiências, conceitos e preconceitos.

Veja o que alguns expoentes do passado disseram sobre tendências de suas épocas.

Simon Newcomb, um astrônomo ‘metido’ a visionário, em 1902 disse: "Voar com máquinas mais pesadas do que o ar é inviável e insignificante, se não impossível".

Grover Cleveland, 22º presidente dos Estados Unidos, afirmou categoricamente em 1905 que "Mulher sensível e responsável não deseja votar".

Harry Warner, presidente da Warner Brothers Pictures, em 1927, foi indagado sobre colocar voz nos filmes mudos. Então ele disparou: "Quem, diabos, vai querer ouvir um ator falar?"

E finalmente, Thomas Watson, o grande presidente da IBM mundial. Ele entrou para esta galeria graças a seu parecer sobre a tendência de popularização dos computadores. Ele disse: "Creio que no mundo exista mercado para apenas uns cinco computadores, no máximo."

O curioso desse rol de ideias trágicas é que os personagens mencionados não eram estúpidos e nem pretendiam enganar ninguém. Eram especialistas em suas áreas e grandes celebridades. Mas acreditaram piamente em seus pensamentos e impressões.

Pior do que eles, seremos nós cada vez que nos julgarmos não expostos a cair na mesma armadilha.

Aquele que pretende saber de tudo, mais dia, menos dia, acabará entrando para a história como alguém que sabia nada e, assim como tantos outros que eu não citei aqui, tornar-se motivo de risos.