Imagine que o seu chefe entre na sua sala, após uma reunião sobre uma iniciativa específica que você estava liderando, e diga: "Você está trabalhando neste projeto há algumas semanas e, com base no relatório que você apresentou na reunião, já há um atraso. O que está errado?"

Como você se sente?

Ok. Façamos uma pequena mudança. O comentário do seu chefe agora seria: "Você está trabalhando neste projeto há algumas semanas e, com base no relatório que você apresentou na reunião, já há um atraso. O que está faltando?".

E, então? Como você se sente desta vez?

"O que está errado?" versus "O que está faltando?"

Abordar um problema desde o ponto de vista de "o que está faltando" e não de "o que está errado" pode injetar uma energia poderosamente positiva na conversa. Em vez de provocar culpa, pressão negativa ou medo, torna-se bem mais fácil identificar um caminho a seguir, porque estamos nos concentrando no que é preciso fazer, no que é possível construir ou criar de modo a ir para frente e não ruminar problemas, pecados ou falhas.

Se você é chefe, gerente, gestor, encarregado, o que for, se você tem algum subordinado no seu grupo de trabalho, considere trocar "o que há de errado" por "o que está faltando" e veja o horizonte iluminado de possibilidades que isso abrirá para todos – para os membros do grupo e principalmente para você.