Você não imagina quanto isso é importante e as pessoas, em geral, estão convencidas de que sabem. No entanto, a baixíssima produtividade da maioria das empresas e grande parte do trabalho dos profissionais liberais e autônomos são provas de que não sabem. Eu me refiro a ‘definir prioridade'.

Os engenheiros não se preocupam com o revestimento que será usado no banheiro ou com a marca da torneira da pia da cozinha até que finalizem a planta baixa do projeto que estão desenvolvendo. Eles sabem que é melhor deixar os detalhes para mais tarde. O que define isso? Saber qual é a prioridade..

Uma ideia, um plano pessoal ou corporativo deve ser abordado de igual modo.

Detalhes, sim, fazem diferença. Mas deixar-se envolver por eles cedo demais é o que quase sempre produz desentendimentos, conflitos, reuniões nada convergentes e atrasos injustificáveis. Você acaba se perdendo em coisas que não importam muito e desperdiçando tempo importante em decisões não definitivas e momentaneamente irrelevantes.

Como agir então?

Defina o que vem primeiro e acerte isso. Primeiro o básico, depois o que é específico. Esqueça os detalhes no princípio, porque não contribuem em nada nas etapas iniciais.

Ninguém consegue reconhecer detalhes importantes até dar os passos fundamentais e estruturais. Aí é que a percepção se aguça o suficiente para distinguir aquilo que carece de atenção e foco concentrado.Descubra o momento certo para tudo fazendo, sempre, a análise mais exaustiva da prioridade.

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link