Na gestão e liderança, a importância de se tomar decisões baseadas em dados e fatos concretos, e não apenas em instintos ou crenças, é vital. Em qualquer empresa, onde a margem para erros é estreita e as consequências de decisões mal informadas podem ser desastrosas, a visão orientada por dados é mais do que uma simples recomendação: é uma necessidade extrema e irrevogável.

Informações e análises oferecem uma base sólida para a tomada de decisões, reduzindo incertezas e iluminando o caminho em meio à complexidade dos negócios. Líderes que abraçam uma cultura de dados tendem a ser mais objetivos, estratégicos e eficientes. Eles conseguem identificar tendências, antecipar mudanças no mercado e adaptar suas estratégias de modo ágil e preciso.

Contudo, é crucial lembrar que os dados não substituem a humanidade na liderança. Eles são poderosas ferramentas, mas o discernimento, a empatia e a capacidade de inspirar pessoas ainda residem no coração da liderança eficaz. Afinal, dados podem mostrar o 'como' e o 'quando', mas muitas vezes, o 'porquê' vem da visão e da paixão humanas.

Assim, enquanto navegamos em mares e oceanos de informações, proponho uma ideia a ser repetida como mantra por todos os envolvidos na condução da empresa. E a ideia é: "Em Deus confiamos. Todos os outros, por favor, não esqueçam de trazer o pendrive com os dados!"