Empresas comuns têm clientes. Empresas de sorte têm fãs. Mas as empresas bem-sucedidas têm público.Público é uma fabulosa arma secreta. Vou explicar por que.

Eu vejo muitos negócios pelo mundo afora pagando caríssimo para atingir consumidores potenciais. Quando querem dizer algo, abrem o cofre, tiram um pacote de dinheiro lá de dentro e espalham anúncios.

Acontece que este caminho é caro.

Hoje em dia, as empresas mais inteligentes agem de um jeito diferente. Em vez de tentarem alcançar as pessoas, elas fazem que as pessoas cheguem até elas. Isto é que é um público.

Uma das empresas que atendo, desenvolveu um público de mais de 100 mil leitores diários de seu blog. Naquela mídia, eles publicam assuntos técnicos e fortes esclarecimentos sobre problemas gerais a um segmento de pessoas a quem eles se interessam por atender. Os leitores retornam diariamente para ver o que há de novo, porque ali tem algo de valor.

Eles leem o blog e automaticamente acabam confiando naquilo que a empresa vende.

Qual seria o orçamento para atingir essas 100 mil pessoas à moda antiga? Propagandas na TV, por exemplo. E nas mídias sociais?

Quando se constrói um público, não é preciso comprar a atenção das pessoas. Elas a oferecem espontaneamente. Este é o trunfo.

Que tal formar o seu público? Fale, escreva, publique em um blog, no twitter, faça vídeos – o que for – desde que os temas sejam consistentes e tenham valor para determinadas pessoas.

Em breve, a sua empresa ou você mesmo será bem-sucedido de verdade.

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A opinião do coluinista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

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