Acabo de receber um vídeo de uma pessoa muito querida. Ele traz o discurso inflamado de um fulano desconhecido afirmando que “nunca é sobre técnica, nunca é sobre método de gestão e administração, nunca é sobre inteligência, mas sempre sobre gente”. Obviamente, ele se refere a empresas.

Bem, com toda certeza, este sujeito – que se nomeia professor no vídeo – não tem experiência em gestão. Provavelmente, ele também não estudou História e outras áreas do conhecimento humano. Talvez, seu louvor exclusivo às pessoas nos negócios seja uma ideia favorita ou preferência pessoal por ser o “serviço” que ele vende.

Quando ouço alguém falar com vigor sobre determinado assunto desprezando pontos igualmente importantes que deviam ser considerados, entendo imediatamente que ali falta conhecimento. É como o jogador de tênis que, não dominando a técnica, afirma que a raquete é o que garante a vitória.

Em qualquer empresa, qualquer negócio, pessoas são um item fundamental de sua estrutura e longevidade, sem dúvida. Mas, quem só conta com pessoas e não tem um método, não tem processos, nem treinamento, nem estratégia etc, tem o caos, confusão e conflitos ingovernáveis.

Igualmente, se alguém proclamar o coração como o órgão mais importante do corpo humano, o cérebro, os rins, o fígado, os pulmões e todos os demais mostrarão em seguida que sem eles, a vida não se sustenta.

Pois, então, uma empresa é um sistema – tal qual o corpo humano. Ela é um todo formado por partes que operam umas com as outras a fim de desempenhar um objetivo. Tudo ali faz diferença, não só as pessoas!