Se você quiser aprender liderança através da Psicologia Organizacional, irá deparar-se com o conceito da Consideração. Para que não tenha o trabalho de pesquisar e nem se conforme com o que imagina saber sobre seu significado, tomo a liberdade de explicá-lo nesta coluna.

Consideração por alguém, significa receber e aceitar a pessoa tal como ela é e expressar um afeto positivo simplesmente por ela existir, sem que seja necessário que ela faça algo específico em retorno ou que ela seja isso ou aquilo.

Ter consideração positiva pelas pessoas, como é fácil perceber, é um atributo valoroso. Quando posto em prática de modo franco e sincero, ou melhor, quando expressado com honestidade e transparência, todo indivíduo que o receber se sentirá bem e especial.

Acredito ser a ferramenta mais bonita e poderosa para criar e manter bons relacionamentos. E na minha humilde opinião, aquele que a pratica deve fazê-lo, antes de tudo, pelo próprio bem. Quero dizer, deve ter consideração positiva movido pelo objetivo de ser uma pessoa melhor e de construir um ambiente elevado.

E quanto à falta de consideração? Isto é horrível pelo fato de que a consideração negativa é o combustível da indiferença. E a indiferença por um ser humano é a pior e mais destrutiva de todas as manifestações.

Assim, para todos aqueles que desejam alcançar o cobiçado e necessário nível da liderança, comecem pela consideração positiva e gratuita. Vocês logo verão seus fabulosos efeitos.

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1