.
. | Foto: iStock

O pior chefe do mundo? Creio ser você.

Mesmo que não trabalhe por conta própria, o seu chefe é você.

Quer ver?

É você quem gerencia a sua carreira, as suas tarefas do dia, as suas respostas e reações a tudo e a todos.

Você gerencia a venda dos seus serviços, a venda das conclusões a que chega a respeito de tudo, dos seus relatórios. Você gerencia a sua educação e principalmente a sua maneira de falar, tratar e considerar os demais. Sim. Por mais que doa na sua pele, preciso dizer: - "É você quem gerencia!"

E sabe o que? As probabilidades de que você esteja fazendo isso muito mal são grandes.

Vamos inverter.

Imagine se você tivesse um gerente que falasse com você do jeito como você fala com os demais. Você já teria desistido dele, não?

Se você tivesse um chefe que perdesse tanto tempo quanto você perde no cafezinho, navegando sem rumo e sentido na Internet. A empresa já o teria demitido, concorda?

E se uma empresa treinasse seus funcionários tão mal quanto você se treina ou se autodesenvolve? Ela logo iria à falência. Sem chance de discordar.

Então qual é o seu problema?

Neste momento, há milhares de pessoas que usam as noites e os fins de semana para obter uma segunda educação ou iniciar um novo negócio. Elas sacrificam horas e horas de lazer e convivência em função de promover mudanças, transformar suas vidas e seu futuro. Não você! Então, eu lhe peço, pare de reclamar e viva a sua ‘vidinha’.

Existem poucos bons livros sobre como ser um gerente eficaz, e quase nenhum sobre como gerenciar a si mesmo. Acontece que o autogerenciamento é a pedra preciosa das competências.

Então vou dar-lhe uma colher de chá. Se eu tivesse que sintetizar um método sobre como se tornar um excelente gestor de si mesmo, eu diria tudo em uma só frase. E ela é: “Submeta-se a um processo de aprendizagem – sistemático, progressivo e mensurável – com a máxima disciplina que você conseguir. ”

Autogerenciamento é a salvação de qualquer profissional num mundo enlouquecido e fora de controle como este em que estamos.