Quantos chutes a gol você daria?
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
Abraham Shapiro<br>Reportagem Local 
Durante a convenção nacional da empresa, os vendedores foram convidados a participar de uma dinâmica em grupo num campo gramado.
Havia um gol, um goleiro, uma marca no chão e uma bola oficial.
Cada vendedor recebeu do gerente um cartão em que constava o número de chutes a gol que daria.
Quem marcasse mais gols venceria a dinâmica e levaria um prêmio.
Alguns tinham o direito de dar 30 chutes, outros 25, outros 40, outros apenas 5 e assim por diante. A desigualdade de oportunidades despertou a curiosidade de todos sobre o critério pelo qual este número de chutes havia sido determinado. Parecia injusto. O gerente explicou que ao final todos saberiam a regra adotada e que o cálculo estava perfeitamente em conformidade ao que a dinâmica exigia.
Terminada a atividade, a dúvida foi sanada.
Os chutes a gol permitidos correspondiam ao número de clientes ativos da carteira de cada vendedor. O objetivo da dinâmica era mostrar que clientes ativos são como chutes a gol: quanto mais você tem e trabalha sobre eles, maiores são as chances de vender e de ganhar.
E quanto a você, vendedor? Qual a sua estratégia de abertura e manutenção de clientes? Você tem uma? Ou continua apenas rezando à espera de um milagre?


