Conheci um empresário cuja inclinação excessiva por detalhes aparentemente triviais beirava a obsessão em sua grande loja de artigos esportivos. Desde a cor das etiquetas de preço até as balas oferecidas como brindes no balcão e a disposição de uma modesta gravura, tudo absorvia sua atenção minuciosa. Enquanto olhava as moscas, não notava elefantes.

Certo dia, uma oportunidade de elevada relevância surgiu: uma proposta lucrativa de parceria com um fornecedor. Contudo, devido à fixação em minúcias, o tal empresário nem sequer tomou conhecimento dos e-mails a tempo, permitindo que um concorrente astuto fechasse o acordo e prosperasse consideravelmente em vendas.

Movido pelo declínio nos negócios e pelo desânimo que se instaurava entre os membros de sua equipe, decidi intervir em razão da nossa amizade. Propus que ele contratasse um profissional para cuidar dos detalhes operacionais, enquanto atendesse sua equipe na elaboração de estratégias para o crescimento das vendas.

Embora tenha acatado a minha sugestão, permaneceu inabalável em sua mania de querer controlar todos os aspectos do empreendimento e impor seus conceitos de beleza e estética, lamentavelmente distantes das demandas de seu mercado.

A loja foi paulatinamente ultrapassada pela concorrência, resultando na derradeira decisão de encerrar suas atividades.

É desolador presenciar empreendedores com bom potencial fracassarem por negligenciar a visão abrangente e despender esforços em aspectos sem relevância. Este, aliás, é o retrato clássico da ruína em qualquer segmento.

Focar nas questões essenciais e adotar uma perspectiva ampla são as chaves para aproveitar oportunidades e atingir o tão desejado êxito em qualquer empreendimento.