Egotismo. Palavra que significa amor pela própria personalidade.

O egotismo é importante. Como tudo o que existe, pode ser benéfico ou maléfico – depende da dose. Egotismo equilibrado é alimento para o sentimento da "dignidade humana'’.

Existe algo importante escondido no coração de cada homem e mulher. E exige respeito. É sua personalidade única. A força humana mais poderosa advém de conservar esta individualidade e defendê-la contra todo e qualquer inimigo.

Conta-se que na Segunda Guerra Mundial um saldado raso americano gritou: "Apague este maldito isqueiro!". Em seguida descobriu, para vergonha sua, que o transgressor era ninguém mais que o famoso general Patton. Quando quis se desculpar, gaguejando devido ao tamanho constrangimento e temor que lhe sobreveio, o famoso general apenas lhe deu uns tapinhas nas costas e disse: "Não se preocupe, filho! Alegre-se por eu não ser um sargento".

Esta anedota ensina sobre amor-próprio. A primeira observação é que a resposta do general mostrou que seu status não estava ameaçado pela observação de um mero soldado raso.

É fácil entender desde o seguinte ponto de vista. Se você toma três boas refeições durante o dia, o seu estômago não o incomoda. Porém, depois de dois dias sem comer, você pode se transformar num indivíduo briguento e intratável.

Todos nós necessitamos de uma quantidade de autoaceitação e autoaprovação para que tenhamos uma personalidade saudável. Conclui-se, portanto, que de nada adianta repreender uma pessoa deficiente nisto. Ela não pode deixar de pensar em si mesma até que sua sede de ego tenha sido acalmada. É como o efeito da fome. Só após satisfeita esta necessidade é que ela poderá dar atenção a seu trabalho, às outras pessoas e ao que é preciso que faça.

Aqueles que gozam de um nível satisfatório de amor-próprio, não terão dificuldade de se dar bem com os demais. São joviais, generosos, tolerantes e dispostos a escutar ideias diferentes. Sua carência interior básica está satisfeita. Isso os põe em condições de pensar em tudo e todos de modo muito mais cooperativo.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1