Percepção social. O que é isso? Na minha visão, trata-se de algo como o superpoder de entender as emoções, motivações e atitudes das outras pessoas, e abstrair o clima social em que elas estão inseridas. É a principal habilidade para nos darmos bem nas relações interpessoais.

Na carreira, isso é crucialmente útil! Ajuda a lidar com colegas, clientes, chefes, fornecedores, enfim. É como ter um radar capaz de captar as necessidades e expectativas dos outros a fim de tornar-se propositalmente empático e colaborativo a despeito de quaisquer condições pessoais reinantes.

Um exemplo.

Imagine um gerente de vendas em fase de fechamento de contrato com um cliente. Ele está focado e observa as expressões faciais, a linguagem corporal e o tom de voz do cliente com todos seus detalhes. Ele também leva em conta a cultura e os valores desse cliente.

Então ele percebe que há uma dúvida sobre um ponto do contrato. O que faz? Ele se adapta imediatamente à situação! Explica tudo o máximo possível, oferece garantias e acalma o cliente, deixando-o mais confiante e satisfeito.

Esta é a percepção social que se enquadra a tal circunstância. Com ela, o gerente criou uma conexão com o cliente. Mostrou que se importa de verdade com suas preocupações e objetivos a ponto de conduzir a negociação ao sucesso, reforçando a relação mútua e fazendo a empresa crescer de modo sólido.

Quanto mais e melhor entendemos o outro, mais chances temos de sucesso. A percepção social é a chave de acesso ao topo profissional e, logicamente, para a liderança no mundo dos negócios.