Cuide-se com muito rigor ao apresentar as suas ideias. A lógica é a base do sucesso profissional.Eu chamo de lógica à competência de julgar ou de decidir corretamente o que quer que seja.Se as pessoas não confiam no seu julgamento ou na sua escolha, por que elas vão querer que você as oriente, que você as lidere ou comande?Portanto, baseie todas as suas exposições em evidências concretas. Fale sobre o que você sabe ser verdade sem que pairem dúvidas... e esteja pronto a oferecer provas.

O rei Pelé foi um jogador extraordinário. Mais do que gols, sua maior virtude consistia em fazer 100% de seus passes de bola para o exato jogador a quem ele desejava. Pelé estudava e treinava com tanta persistência, que no calor da competição, ele chutava a bola com precisão absoluta. E ela ia aonde ele planejava.

Comece a expandir o que você já sabe. Tenha por diretriz uma lei fundamental: “fatos e dados são as duas coisas de que você mais precisa para ser ouvido e respeitado”.Não fale absolutamente nada sem ter em mãos evidências objetivas e inequívocas.

Conheça e tenha informações reais afim de afirmar o que quer que seja. Não se arrisque com hipóteses e palpites – a menos que seja solicitado.Faça sempre uma exposição que permita a todos os envolvidos acompanhar a sua lógica com facilidade e ponha-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Finalmente, jamais chute uma resposta – em circunstância nenhuma. O que você não sabe, é perfeitamente passível de buscar, aprender e responder com certeza. Um chute aleatório poderá se tornar um erro irreparável. Não vale a pena arriscar a sua carreira por um instante de bobeira, ou pior, de orgulho.