Uma reflexão sobre a credibilidade. É aquela característica que faz que as pessoas confiem em nós.

Sem credibilidade é difícil ser aceito plenamente em qualquer lugar ou condição. Sua falta é sinônimo de sofrimento e restrições.

Sem credibilidade, obter crédito ou empréstimos, por exemplo, é um pesadelo.

Credibilidade não surge do nada. Leva tempo. É um processo. Requer paciência. Faz-se com atitudes, não com palavras ou intenções. Ela é edificada minuto a minuto, dia após dia, consumindo anos e décadas.

Credibilidade e verdade são irmãs gêmeas. Mas a verdade nem sempre é fácil. Aí está o Dr. House – médico da série de TV – dizendo que ‘todos mentem’. E na vida existem inúmeras situações em que mentir parece mais fácil pela sensação de proteção e resguardo. Mas a verdade sempre vem à tona. E o que se perde como efeito da mentira? A credibilidade.

A História mostra que a verdade é a única garantia de paz a longo prazo. Talvez por isso a credibilidade leve toda uma vida para solidificar, e vai à ruína em questão de segundos. Depois disso nada mais resta. Reconquistá-la irá requerer esforço exponencialmente maior. E talvez jamais consiga!

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link