Warren Buffet, bilionário e filantropo americano, de 92 anos, disse uma frase curiosa e inteligente, dia desses: “Se quiser saber como viver a sua vida, escreva o seu próprio obituário e faça uma engenharia reversa do texto.”

Como colocar em prática este conselho.

Engenharia reversa é o processo de desmontar, analisar e compreender um objeto ou um dispositivo para descobrir como funciona. É uma técnica para desvendar o funcionamento interno de algo, mesmo sem as informações do projeto.

A frase de Buffet é uma orientação para refletir sobre como queremos viver a vida.

Talvez, não seja fácil escrever um obituário fictício para si mesmo. Seria imaginar como você gostaria que a sua vida fosse resumida e as principais realizações que você destacaria ao ser lembrado tanto pelas pessoas próximas como pela sociedade. Um texto imaginário escrito ao olhar para o passado desde o final de uma vida bem vivida.



Com esse texto em mãos, a engenharia reversa começaria por sua análise. Estas são as coisas que você considera mais importantes? Há algo que gostaria de mudar ou melhorar? Os insights sobre os seus verdadeiros desejos e objetivos permitirão identificar lacunas e áreas de melhoria – discrepâncias entre o que você escreveu e como está vivendo atualmente.



Identifique os pontos que você gostaria de mudar. Por exemplo, se você enfatizou a importância da família e descobrir que está passando pouco tempo com ela, ou que esse tempo é de baixa qualidade, pode ser um indicativo de que precisa repensar prioridades e ajustar a sua rotina.


Estabeleça metas realistas alinhadas com os seus valores e prioridades e um plano de ação com base nas suas conclusões.



Será importante revisar este plano de ação periodicamente porque a vida é dinâmica. À medida que você evolui, as prioridades podem mudar. Faça ajustes quando necessário a fim de garantir que esteja coerente ao que é mais importante para si.



Esta é uma abordagem reflexiva para ajudar a moldar o nosso modo de viver e de trazer luz sobre valores, objetivos e o jeito como queremos ser lembrados. No entanto, não devemos esquecer que a vida é uma jornada contínua cujo processo de autodescoberta e aquisição de sabedoria ocorre a cada instante. Todo dia, toda hora, é uma oportunidade de recomeçar e de mudar tudo para melhor.