O que esperar de 2021?
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Abraham Shapiro
2020 pode ter sido um bom ano para alguns setores, mas para a maioria dos negócios e empresas foi um ano cheio de complicações, dúvidas e apostas.
Toda a instabilidade produzida pela pandemia do novo coronavírus vai permanecer pelo tempo que separa a Humanidade de uma vacina eficaz. Até lá, o risco de novas surpresas estará à nossa volta, tirando a tranquilidade e as chances de normalidade de todos.
Mesmo que queiramos, não haverá segurança sem uma vacina.
Enquanto isso, como olhar para o próximo ano?
Entendo que não podemos e não devemos esperar nada de 2021.
Calma! Deixe-me explicar.
Na minha visão, será preciso entender a necessidade de se traçar estratégias e táticas para identificar e conquistar todas as oportunidades que estiverem disponíveis no mercado para se fazer negócios e buscar a sustentabilidade dos empregos e das empresas.
Se você procurar, encontrará algo em casa que use Velcro. Esta é uma invenção maravilhosa, criada em 1941 por um curioso engenheiro suíço.
Observando carrapichos que grudavam em sua roupa e no pelo de seu cão nas caminhadas pelo campo, ele entendeu a potente aderência que o vegetal tinha nos tecidos. Desenvolveu um produto para unir materiais de forma reversível e daí nasceu a Velcro S/A, uma empresa que fez daquele humilde cidadão um verdadeiro milionário. Para muitos, o carrapicho é só um incômodo ou uma praga. Não para aquele engenheiro, que pensou de modo útil sobre algo que esteve disponível a todos, a vida toda!
Muito bem. Voltando a 2021, não há oportunidades disponíveis? Creio então que devamos criá-las.