Entender e resolver problemas complicados de maneira lógica e sistemática tem nome: Pensamento Analítico. Esta habilidade ensina que um problema pode ser dividido em partes, e cada parte estudada com cuidado até a solução do todo.

Um corretor de seguros com dificuldade para atingir suas metas de venda de seguro de vida, por exemplo, pode mudar sua situação através do pensamento analítico.

As informações sobre negócios já realizados – como idade, ocupação, situação familiar e nível de renda – podem revelar que as vendas mais frequentes têm acontecido a pessoas de faixa etária mais avançada e que têm filhos pequenos, movidas pela proteção financeira da família no caso de um imprevisto.

Isto pode indicar um padrão a partir do qual se conclui que outras faixas etárias desconhecem ou não têm consciência dos benefícios e facilidades do seguro de vida.

Partindo destes conhecimentos, este vendedor poderá desenhar uma estratégia de marketing direcionada a clientes potenciais mais jovens.

O acompanhamento dos resultados desta estratégia permitirá que ele faça novas análises e melhore os resultados pelo ajuste da abordagem empregada até aqui.

Pensamento Analítico é o uso da lógica em oposição à ‘tentativa e erro’ que, por ser um jogo de sorte, consome recursos demais e expõe a falta de capacidade de quem o emprega. Aliás, ser prático e objetivo na vida e no trabalho chegou, hoje, a tal nível de necessidade, que o conceito de qualquer profissão pode ser resumido em apenas duas palavras: resolver problemas.