Perguntaram ao bilionário Warren Buffet qual o segredo do sucesso. Ele respondeu que eram necessárias duas coisas para alcançá-lo. A primeira é saber exatamente o que você quer. A segunda, determinar o preço que terá de ser pago para conseguir o que deseja... e começar a pagá-lo”.

Muita gente empaca logo na partida: não sabe o que quer ou tem desejos por muitas coisas ao mesmo tempo, o que torna tudo tão difícil quanto catar com as mãos vários coelhos soltos no campo.

Pensemos na lição de Buffet.

O sucesso pessoal depende de uma estratégia. É você quem tem de traçá-la prevendo os recursos necessários e a tática que irá assegurar o desempenho passo a passo rumo aos resultados esperados. É aí que entra o tal ‘pagar o preço’ de que falou Buffet.

Observe. Em um restaurante você faz as opções de pratos, come a refeição e após o cafezinho é que vem a conta. Numa lanchonete não. Primeiro você vai ao caixa, escolhe o que deseja, paga e só depois é que irá desfrutar do seu pedido.

.
. | Foto: iStock

A vida é mais parecida com uma lanchonete do que com um restaurante. Se está frio, de nada adianta sentar-se frente à lareira e esperar que ela o aqueça antes de pôr lenha para queimar. Entende?

Vamos à prática. Aqui vão três perguntas para ajudar:

1ª. Você sabe exatamente o que quer? Se sim, passemos à próxima.

2ª. Você tem uma estratégia que contemple o preço a pagar – em esforço, estudo, tempo, dinheiro etc – e os planos para atingir o seu objetivo?

3ª. Você está disposto a pagar?

Se sim à 2ª. e 3ª. perguntas, então é hora de começar o desembolso.

Esta é a lei da vida!